Jornada promove integração do ensino, pesquisa, extensão e serviço

O Centro Saúde Escola do Marco (CSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou nesta última terça-feira, 8 de maio, a abertura da II Jornada Científica do CSE, no auditório da Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa. O objetivo foi reunir estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde para discutir questões relacionadas a área em um evento que terminará nesta sexta-feira, 10 de maio.

O CSE-Marco se insere no contexto universitário como local em que se aprende a cuidar, tratar e acompanhar a saúde, contribuindo com os modos de ensinar e aprender em um espaço que permite que sejam realizadas e observadas as práticas educativas e os reflexos nas ações e nos serviços. A integração do ensino, pesquisa, extensão e serviço na área da saúde, como uma relação de troca de saberes formada entre discentes, docentes e profissionais, é justamente o que levou o CSE a realizar mais uma edição da Jornada Científica.

“Hoje em dia não se fala em ensino sem associar a pesquisa e a extensão. Dessa forma, a Jornada é um momento para coroar as atividades realizadas no CSE-Marco e no CCBS, por meio do exercício das metodologias ativas dentro do ambiente acadêmico”, comentou a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Vera Regina Palácios.

No evento, houve o lançamento do e-book  “Pesquisa em Saúde: Experiências do Centro de Saúde Escola do Marco Vol. 1”, por meio da Editora da Universidade do Estado do Pará (EDUEPA). A obra apresenta uma coletânea de 20 estudos realizados na UEAFTO e no CSE-Marco e conta com a parceria de vários profissionais, professores, discentes e pesquisadores.  Este volume pretende ser o pontapé inicial de uma série de livros que terão a intenção de divulgar a pesquisa, o ensino e a extensão visando à expansão do conhecimento. “O e-book vem unir a extensão com a pesquisa e o serviço prestado dentro da instituição, assumindo dessa maneira a afirmação dos tripés de ação acadêmica da Uepa, fortalecendo a atuação dos pesquisadores, dos docentes, dos técnicos e dos discentes”, ponderou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e um dos organizadores do e-book , Renato Teixeira.

O primeiro dia da Jornada Científica seguiu com uma programação extensa e debates em diversas temáticas, a exemplo do painel denominado LGBTIs-Política e Saúde, apresentado pelos psicólogos Jureuda Guerra e George Pontes, que trataram da temática do gênero e da sexualidade no âmbito das políticas públicas da área da saúde. “É importante termos a consciência de compreender a importância das políticas públicas para os grupos sociais marginalizados na sociedade e no imaginário da sociedade”, aconselhou Jureuda.

A II Jornada Científica apresenta-se como uma atividade multidisciplinar na formação dos estudantes, por meio de palestras e mesas-redondas. O objetivo é a troca de conhecimento entre alunos, profissionais e comunidade universitária para pensar e compreender os contextos social, político e cultural. “Com essa jornada almejamos integrar o ensino, pesquisa, serviço e a extensão aproximando os discentes do CSE-Marco, além de funcionar como uma grande porta para os alunos que desejam divulgar seus trabalhos científicos”, afirmou uma das organizadoras do evento e do e-book lançado na mesa de abertura, a professora Erica Carneiro.

CENTRO SAÚDE ESCOLA DO MARCO (CSE)

O Centro Saúde Escola, localizado no bairro Marco, é uma unidade de ensino e assistência com características organizacionais de policlínica. Desenvolve serviços em vários níveis de complexidade, entre eles, o da atenção básica e de especialidades. Todos esses serviços contam com equipe multiprofissional composta por médicos clínicos, ginecologistas e obstetras, assistente social, nutricionista, psicólogos, dentistas, educador físico, além da estrutura com laboratórios de análises clínicas e patológicas. O CSE-Marco oferece a graduandos, pós-graduandos, técnicos, preceptores e professores um cenário propício à pesquisa, assistência, ensino e extensão.

Texto: Daniel Leite Jr