Laboratório de Artes e Humanidades Médicas realiza curso na Casa das Artes

Nesta segunda-feira, 15 de julho, no auditório Alexandrino Moreira, localizado na Casa das Artes, em Belém, teve início o I Curso Teórico/Prático de Cinema Experimental, ministrado pelo poeta e cineasta Marcílio Caldas Costa. O curso segue até o dia 19 de julho, das 9h às 12h. Todas as 30 vagas ofertadas foram preenchidas. A atividade, com carga horária de 15 horas, é um projeto de extensão do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e a Fundação Cultural do Pará (FCP). A proposta é promover atividades extracurriculares para os discentes do curso de Medicina da Uepa, com a arte nos mais diversos âmbitos.

"A proposta do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas é através da arte despertar as potencialidades íntimas, assim como, também, desenvolver a humanidade dentro dos indivíduos a partir do contato com as linguagens poéticas, cinematográficas e outras, sendo assim, se conseguirmos recuperar a noção de saúde como sendo algo que contempla particularidades que dizem respeito sobre o campo do sensorial, iremos possibilitar outros olhares sobre a vida, configurando dessa forma, o curso como um espaço agregador de pessoas e linguagens", comentou a coordenadora do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas, Luciana Brandão Carreira.

Segundo a professora, o interesse crescente na interação entre a medicina e a arte reflete-se na inserção da educação médica, visando a sensibilização do aluno em face à complexidade do ser humano, para que o futuro médico possa cuidar do paciente de forma integral. Por meio das artes, estimulam-se processos reflexivos, que promovem o desenvolvimento de habilidades importantes para o profissional da saúde, bem como favorecem a compreensão das motivações, atitudes e emoções do ser humano.

Muitas das habilidades dos acadêmicos de cursos da saúde ainda não são contempladas pelo currículo formal. Quando o aluno se engaja em uma atividade extracurricular pode potencializar tais competências. Em se tratando da experiência com a arte, por meio do Laboratório, os acadêmicos testemunham sentirem-se mais próximos dos temas referentes às humanidades médicas. Além disso, o Laboratório tem contribuído para melhorar a saúde mental do estudante, na medida que propõe uma intervenção na intensa rotina de estudos. "O curso é um momento de encontro para estimular debate e produção sobre a arte, no caso específico o cinema, com a intenção de levar os participantes a conviver com a linguagem artística provocando mobilizações nos seus olhares críticos e estéticos", ponderou o poeta e cineasta Marcílio Caldas Costa.

O público presente se demonstrou bem diverso, com a participação de jovens, crianças, adultos e idosos de diferentes profissões, além dos discentes do curso de Medicina da Uepa. Com celulares na mão, como recurso de produção cinematográfica, o público pode produzir conteúdo audiovisual. "O debate sobre cinema é, também, um debate sobre a vida e tudo que nos rodeia, portanto eu vim para o curso com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre arte", afirmou o estudante do ensino médio, Carlos Eduardo.

Texto/fotos: Daniel Leite Jr