Liceu oferta primeiro Curso de Musicalização para Professores

 
Liceu da Música, institucionalizado este ano como vigésimo primeiro (XXI) campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), inicia as ações educacionais com a oferta do primeiro curso livre de música de 2019, nesta segunda-feira (22). 
 
O curso de Musicalização para Professores é destinado a profissionais das séries iniciais do Ensino Fundamental e ofertou 80 vagas, divididas em 40 inscrições para educadores da Rede Municipal de Ensino e 40 para docentes da Rede Estadual. As atividades ocorrem entre os dias 22 e 26 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Interessados devem procurar as sedes dos sistemas a que estão vinculados (Secretaria Municipal de Educação ou 1ª URE-Unidade Regional de Educação de Bragança). 
 
As aulas serão ministradas pela professora Valdeciria Lamêgo, especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM), e pelo responsável técnico administrativo do Liceu da Música, professor Cláudio Trindade, mestre em Artes/Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa advém da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o Curso de Licenciatura Plena em Música da Uepa. 
 
A autoria da proposta de cursos de extensão do Liceu é da coordenadora do curso de Licenciatura Plena em Música da Uepa e mestre em Ciências da Educação - Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribeno, professora Eliana Cutrim. Ela ressalta o diálogo entre a universidade e as manifestações populares da região do Caeté no projeto educacional do espaço. "Bragança se destaca pela  Marujada, Shottisch (dança de origem européia) e pela construção e utilização da rabeca nas composições. Unir o conhecimento da população com o que já desenvolvemos na academia é de grande valia para o desenvolvimento musical de ambas tradições do conhecimento", diz.
 
Identidade histórica - Para a pró-reitora de Extensão, Alba Raithy, o primeiro curso ofertado pelo Liceu da Música agrega valor à Universidade pela identidade histórica e pelo  patrimônio artístico-cultural da região. Alba reforça que será o início de um trabalho para benefício da comunidade por meio de ações interculturais da Uepa. "Este curso é o marco inicial das atividades que serão disponibilizadas à comunidade como contrapartida das ações a serem implementadas no intuito de contribuir para o desenvolvimento local e regional", defende.
 
Cláudio Trindade afirma que a relação entre a cultura popular e o conhecimento acadêmico simboliza uma troca fértil para a cultura de todo Estado do Pará. "Há uma expectativa muito grande em torno desse primeiro curso, em relação ao contato primoroso do conhecimento acadêmico com o potencial artístico presente nessa região, rica em manifestações culturais. A importância, do ponto de vista cultural, é considerar a riqueza musical da região e a oportunidade de contribuir com o conhecimento acadêmico", avalia o professor.
 
 
Liceu da Música - O prédio do Liceu da Música é resultado da reforma do prédio histórico da Escola Estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro, no centro histórico de Bragança. Construído no final da década dos anos 1920 do século passado e inaugurado em 1932 pelo governador Magalhães Barata, o prédio apresenta arquitetura eclética e traços art déco.  Após a reforma propiciada pelo governo do Estado, o espaço abriga 10 salas de aula de música, com recursos acústicos e mobiliário totalmente adequado aos estudos por tipo de instrumento.  
 
O curso de Licenciatura em Música, existente há 30 anos na Universidade do Estado do Pará (Uepa), já atua em quatro municípios: Vigia De Nazaré, Santarém, Marabá e Belém. A presença da Universidade no Liceu oportuniza a ampliação das ações para a Região do Caeté. A Coordenação do Curso contará com a participação de professores efetivos e convidados para ministrarem os cursos livres de formação musical no Liceu da Música de Bragança.
 
 
 
 
Serviço:
Curso de Musicalização para Professores
Local: Liceu da Música.  Travessa Oliveira Pantoja, SN, Riozinho. CEP. 68.600.000. Bragança. Pará. 
Data: De 22 a 26 de abril de 2019
Hora: Das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Mais Informações:  Pró-Reitoria de Extensão (Proex - Uepa)
Fone: (91) 3299-2279 
 
 
Texto: Nailana Thiely
Foto: Nailana Thiely