Liga é aprovada na Sociedade Brasileira de Geriatria

 
A Liga Acadêmica de Fisioterapia em Gerontologia (Lafige) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) teve o cadastro aprovado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Isso torna a Lafige a única Liga associada à SBGG, destinada exclusivamente aos alunos de Fisioterapia, sejam eles de instituição pública ou privada.
 
Vinculada ao Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH) da Universidade, a Lafige foi fundada em 2 de outubro de 2015 por acadêmicos do curso de graduação em Fisioterapia, sob coordenação do professor João Sérgio de Sousa Oliveira, especialista em Gerontologia.  
 
Participar da Lafige pode ser uma oportunidade de os alunos conhecerem mais sobre a área e pesquisar detalhamente os vários aspectos que envolvem a Geriatria. “Significa o aprofundamento de um conhecimento, uma determinada especialidade de atuação. Influência no curso de fisioterapia da Uepa em duas disciplinas: Fisioterapia nas disfunções da terceira idade e estágio preliminar II”, contou o professor.
 
“Nós ficamos muito felizes. Ter sido aprovada pela SBGG dá um retorno gratificante para gente. Mostra que a Liga está fazendo um bom trabalho, mostra que devemos continuar”, disse a aluna de Fisioterapia da Uepa e integrante da Liga, Camila Alcântara.
 
A Lafige tem entre os objetivos principais, o de estimular os alunos a realizarem o tripé universitário, que é 'Ensino, Pesquisa e Extensão'. Além disso, busca fornecer informações e estudos de qualidade sobre a fisioterapia e gerontologia. 
 
Bárbara da Silva assumiu recentemente a presidência da Liga e explicou quais são os planos para Lafige nessa nova gestão. “O meu propósito é tentar promover aos ligantes, juntamente com a equipe da diretoria, mais conhecimento sobre a saúde do idoso e a diversidade que a compõe. Assim como avaliar a pessoa idosa com mais equidade e humanização. Além disso, estamos trabalhando uma maneira de dinamizar e adaptar as aulas para não excluir os níveis de conhecimento de cada um, visto que são de períodos de curso diferentes”, contou Bárbara.
 
 
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)
 
A SBGG tem como objetivo principal congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessam pela Geriatria e Gerontologia, ao estimular e apoiar o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos associados. É também filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e à Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria  (International Association of Gerontology and Geriatrics – IAGG).
 
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiely