Livro reúne trabalhos acadêmicos sobre dança

Para além de uma atividade artística, a dança possui diversos benefícios para saúde e sociabilidade de seus praticantes. Um estudo divulgado no International Journal of Neuroscience apontou que a prática da dança, além de prevenir a depressão, também melhora o estresse psicológico por meio da regulação dos níveis de serotonina e dopamina no corpo. Já em um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine, a dança ajuda a melhorar a memória e a impedir o desenvolvimento da demência à medida que as pessoas envelhecem. Sabe-se ainda que o exercício aeróbio melhora o tônus e a força muscular, contribui para a resistência e aptidão motora, possibilita o fortalecimento ósseo e diminui o risco de osteoporose, além de melhorar a coordenação, agilidade e flexibilidade.

Nesse sentido, estudantes e professores de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 18ª Região (CREF 18), lançaram o livro A cultura corporal da dança: diálogo no universo do movimento. A publicação reúne Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de egressos da Uepa, artigos de docentes da instituição, além de um artigo de uma professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e outro de um professor de educação física de escola pública. “A gente sabe que, enquanto Universidade, precisamos produzir ciência. Por isso, o nosso objetivo com este livro é mostrar o que está sendo feito dentro da academia, divulgando estudos que mostrem as diferentes contribuições da prática da dança”, explicou Roseane Monteiro Santos, organizadora do livro e docente do curso de Educação Física do Campus da Uepa em Tucuruí, no sudeste do Pará.

A organização da publicação teve início em 2016 e traz como temáticas: a prática da dança para idosos; a dança para mulheres deprimidas; danças artísticas e a dança nas comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e folclóricas). “A maior parte das pessoas consideram a dança como uma atividade exclusivamente artística e não enxergam ela enquanto propositora de saúde e cultura. Com esse trabalho, pretendemos contribuir para a dança enquanto área de conhecimento, ou seja, proporcionando debates no âmbito científico e acadêmico", explicou a professora Roseane.

O lançamento do livro ocorreu em dois momentos: o primeiro no início deste mês de junho durante o 1º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física, realizado no Hotel Sagres em Belém, e o segundo na última sexta-feira (15) em uma cerimônia interna realizada no Campus de Tucuruí.

A comercialização do livro está sendo feita pelo CREF 18. Interessados em adquirir a publicação devem entrar em contato pelo e-mail: cref18@cref18.org.br. Toda a renda adquirida com a venda dos livros será revertida para o Abrigo Lar de Ismael, em Belém, e para a Creche Bento Teixeira do Carmo, em Tucuruí.

Texto: Helaine Cavalcante

Fotos: Arquivo pessoal