Livros sobre música serão lançados no MEP nesta quinta (23)

Enviado por helaine em Sáb, 18/08/2018 - 08:40

Nesta quinta-feira (23), a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Programa de Extensão Universitária (PROEXT/MEC) e da Eduepa, promove o lançamento dos livros Preservação e Difusão do Patrimônio Musical Paraense e Cenas Infantis Baianas I e II dos autores e professores da Uepa, Urubatan Ferreira de Castro e José Ruy Henderson Filho. O lançamento será a partir das 19h, no Museu do Estado do Pará (MEP), em Belém.

As duas publicações dão início a uma série intitulada Música Paraense. Apresentando diversos resultados obtidos a partir de ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Música (GEPEM) da Uepa, o livro Preservação e Difusão do Patrimônio Musical Paraense reúne partituras musicais históricas do início do século, presentes no acervo disponibilizado pelo Maestro José Maria Valente, do Instituto Art Show, em Vigia. Todo o material foi coletado, higienizado, catalogado e editado para publicação, um trabalho que demorou dois anos para ser totalmente concluído. Para ilustrar o acervo inicial, esse primeiro volume da série disponibiliza duas obras compostas pelo maestro paraense Cincinato Ferreira de Souza.

Já o livro Cenas Infantis Baianas, volume I e II, apresenta uma coletânea de 73 peças didático-artísticas do compositor paraense Urubatan Ferreira de Castro, direcionadas para o desenvolvimento técnico-pianístico e artístico da criança e do jovem instrumentista. As composições foram feitas nos anos de 1999 e 2000, época em que o professor Urubatan morava em Salvador (BA).

Serviço:

Lançamento dos livros Preservação e Difusão do Patrimônio Musical Paraense e Cenas Infantis Baianas I e II

Data: 23/08/2018 (quinta-feira)

Hora: 19h

Local: Museu do Estado do Pará (MEP). Endereço: Praça D. Pedro II, s/n. - Cidade Velha. Belém – PA

Texto: Helaine Cavalcante

Foto: Nailana Thiely