Mestrado Cipe promove aula inaugural da turma 2018

 

Nesta sexta, 13 de abril, o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (Cipe) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou a aula inaugural para a turma 2018. O evento ocorreu no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no bairro do Marco, em Belém.

A abertura da aula foi conduzida pelo professor do Programa Rafael Chaves, que falou sobre as linhas de pesquisa e grade curricular do curso, dando destaque à produção de trabalhos na área da tecnologia que proporcionam o progresso da medicina. Entre os trabalhos estão aplicativos de jogos que favorecem o bem-estar do profissional da saúde e técnicas de telemedicina.

Logo em seguida, foi dado início a cerimônia de abertura do evento que contou com a presença do reitor Rubens Cardoso; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato da Costa Texeira; do professor Robson Domingues representando a direção do CCBS; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação, professor Marcus Vinícius Brito.

Na ocasião, o pró-reitor  Renato Teixeira aproveitou a oportunidade para falar para os alunos sobre a importância da produção científica e de declarar na plataforma lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) todas as suas publicações e participações em grupos de pesquisa. “Precisamos expandir os nossos programas de pós-graduação para os outros municípios, precisamos de mais doutorados. Mas, para isso é preciso produzir e publicar junto aos seus professores porque a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) precisa enxergar como ativa a nossa produção científica”. Nesse mesmo sentido, o reitor Rubens Cardoso disse em seu discurso aos alunos: “Eu só posso desejar um bom início de curso a todos e acreditar que vocês vão contribuir para a melhoria da produção acadêmica e científica da nossa sociedade”.

Depois da cerimônia de abertura, teve início a aula inaugural sob o tema A trajetória de um pesquisador, proferida pelo professor Renato Valério Rodrigues Cal, médico graduado pela Uepa, especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, além de ser subespecialista em otoneurologia, com pós-graduação na Universidade de Harvard, no Massachusetts Eye and Ear Infirmary. “Eu escolhi fazer esse mestrado para melhorar meu currículo, engrandecer e adquirir novos conhecimentos e desenvolver produtos que tragam benefícios para a sociedade. Eu estou bem satisfeito com a aula inaugural do programa pois o professor Renato dividiu várias experiências profissionais dele com a gente”, explicou Bernardo Sefer, mestrando do programa.

O Mestrado Cipe visa oferecer qualificação Stricto Sensu a profissionais da saúde que estejam, preferencialmente, vinculados a pesquisa, docência e aos serviços centrados nas áreas cirúrgicas e a fins.

  

Texto: Jean Coutinho e Helaine Cavalcante

Foto: Nailana Thiely