Novos servidores e estagiários participam de integração

Os técnicos e estagiários que ingressaram no quadro de pessoal da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em 2017, participaram do III Seminário de Integração Institucional dos Servidores. O evento ocorreu no dia 23 de fevereiro no auditório de Dermatologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém.

Para criar um clima aconchegante, a abertura do encontro ocorreu com a  apresentação do musicista Roger Santos, do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Uepa. Em seguida, a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, deu as boas vindas aos novos contratados. Ela discorreu sobre a contribuição da Uepa para a sociedade amazônica e como o trabalho do corpo técnico está ligado ao desempenho desse papel. "Para fazer ensino, pesquisa e extensão, a Universidade precisa de pessoas qualificadas e comprometidas com o desenvolvimento. Docentes, técnicos e alunos devem estar em uma coesão dentro de princípios éticos, morais e políticos, no sentido da responsabilidade com a sociedade", afirmou.

O pró-reitor de Planejamento e Gestão, Carlos Capela, fez um apanhado histórico dos últimos 22 anos de estruturação da Uepa. Os participantes puderam conhecer a missão, vocação e visão da instituição e foram convidados a aprofundar o conhecimento sobre o Regimento e o Estatuto, bem como acessar informações disponíveis e atualizadas diariamente no site da Universidade, entre elas editais e cursos de capacitação para que os servidores e estagiários contribuam no dia a dia para o alcance da missão da Universidade.

"Buscamos a cada ano produzir conhecimento e é fundamental que os novos servidores e estagiários se enxerguem nessa missão e produzam novas estruturas de aprendizagem dentro de cada setor", declarou Carlos Capela. Ele também detalhou como as quatro pró-reitorias - e as áreas que as integram - relacionam-se junto à gestão superior para o desenvolvimento da instituição.

A Ouvidoria também foi apresentada aos participantes. A coordenadora Suely Belém abordou o papel da área como instrumento do fortalecimento da cidadania e os serviços que o setor oferece sendo canal de comunicação dos públicos interno e externo à Uepa. Ela também apresentou as formas de assédio moral, um dos temas presentes no ambiente de trabalho, esclarecendo características que diferenciam o que é considerado abuso ou não.

Os novos integrantes foram cadastrados nos programas de Valorização e de Qualidade de Vida e Atenção do Servidor da Uepa. A programação teve ainda a apresentação do setor de Folha de Pagamento e os processos relacionados à frequência e remuneração de pessoal. Houve também um momento dedicado à bolsa-estágio e seus benefícios, assim como os deveres a serem cumpridos na rotina de atividades dos estudantes.

Para o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Carlos Perea, o evento tem como objetivo fazer com que os novos servidores e estagiários se conheçam e também se reconheçam como parte da instituição. "Ter uma visão geral da Universidade e sua razão de ser é necessário para quem chega agora compreender como se insere nessa estrutura arrojada e desperte um senso de pertencimento", frisou.

A economista Samara Hage começou a atuar na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e acredita que as informações  obtidas no evento vão ajudar no desenvolvimento de suas atividades. "Eu achei muito interessante, deu para ter noção de mais detalhes. Capacitação  é fundamental para todos os níveis, seja de técnico ou estagiário", avaliou.

Novos servidores devem assinar contrato no mês de março. Eles participarão da próxima edição do Seminário, que deve ocorrer no mesmo mês.

Texto: Dayane Baía
Fotos: Nailana Thiely