Pedagogia Bilíngue seleciona tutores presenciais e virtuais

 

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) abriu Processo Seletivo Simplificado para contratação de tutores (professores mediadores) presenciais e virtuais para atuar no curso de Pedagogia – Licenciatura (EaD). Interessados podem se candidatar somente nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2018 para concorrer a uma das 98 vagas distribuídas nos polos pelo Brasil. O formulário de inscrição, disponível no https://neoines.com.br/, deve ser preenchido e levado ao polo presencial, acompanhado de original e cópia da documentação. Os detalhes podem ser conferidos no edital.  

Em Belém, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) receberá sete vagas de tutores. Além da Uepa, serão polo o próprio Ines, Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

São elegíveis educadores com fluência em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior. A carga horária é de 20 horas semanais que incluem atividades presencias de formação continuada, planejamento pedagógico e reunião de coordenação (dentro da carga horária de trabalho); além do atendimento presencial e/ou a distância de alunos, conforme cronograma a ser estabelecido pela coordenação.

Os aprovados farão a mediação de comunicação, em Libras e Língua Portuguesa, de conteúdos entre o professor e os estudantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Deverão acompanhar as atividades online e apoiar os professores-autores das disciplinas nas dúvidas dos estudantes. Para tanto, o candidato deve possuir habilidade no uso de computadores no ambiente Windows e/ou Linux e facilidade de acesso aos recursos de conectividade à Internet (e-mail, chat, fórum, ambiente virtual de aprendizagem etc.); além de familiaridade com mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação.

As etapas do processo seletivo incluem análise curricular e entrevista com avaliação do conhecimento em Libras. O resultado final deve ser divulgado no dia 23 de fevereiro e a convocação está prevista para o dia 28 do mesmo mês. Para saber mais do edital, clique aqui.

Sobre o curso

A graduação em Pedagogia Licenciatura - EAD objetiva formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão de espaços educativos formais e não formais.  Com isso, pretende-se contribuir para a expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade voltado para a comunidade surda no Brasil.

As aulas serão ofertadas no ambiente virtual com encontros presenciais na sede do Ines e nos polos: Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

Texto: Dayane Baía

Fotos: Nailana Thiely