Planetário comemora 100 anos do Eclipse de Sobral

A comprovação experimental da Teoria da Relatividade Geral está comemorando 100 anos e o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) comemora o dia do Centenário do Eclipse de Sobral, no próximo dia 3 de junho, às 14h, no auditório do Planetário, localizado na rodovia Augusto Montenegro, bairro do Mangueirão, em Belém.

Esse fenômeno foi muito importante para a comprovação experimental da Teoria da Relatividade Geral, marcando a carreira do físico Albert Einstein que verificou a mudança da trajetória de um raio luminoso devido à presença da gravidade do Sol. Ao escurecer a manhã de 29 de maio de 1919 na cidade de Sobral, no Ceará, por pouco mais de cinco minutos, o fenômeno astronômico trouxe à luz uma nova concepção de tempo, espaço e gravidade para o mundo. Sem a Teoria da Relatividade não seria possível utilizar tecnologias de transmissão sem fio, como celulares, GPS ou portas automatizadas.

O evento contará com com duas palestras. A primeira sobre A teoria da relatividade e suas aplicações com o técnico em física do CCPP, Reginaldo Corrêa Jr, e a segunda sobre 100 anos do eclipse de Sobral, com o professor de física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marcelo Costa Lima. Após as palestras terá também a sessão de cúpula A viagem de Sobral.

As inscrições devem ser feitas pelo site. O evento é gratuito e terá emissão de certificado para os participantes. Para mais informações: (91) 3216-6303.

Serviço:

Centenário do Eclipse de Sobral.

Data: 3 de junho de 2019

Hora: 14h

Local: Auditório do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), localizado na rodovia Augusto Montenegro, bairro do Mangueirão, em Belém.

Texto: Viviane Nogueira

Foto: Royal Astronomical Society