Planetário atende turistas na quadra nazarena

 

O Centro de Ciências e Planetário do Pará, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), abrirá ao público a visitação da exposição “A Ciência no Círio” e sessões de cúpula extras nos dias 5 e 10 de outubro. As datas, previamente fechadas para visitações agendadas por escolas, foram disponibilizadas para atender a demanda de turistas que visitam a capital para acompanhar os festejos de Nossa Senhora de Nazaré.

Promover a aproximação da cultura popular, representada pelo Círio, e a cultura científica é o objetivo da mostra. Para isso, são evidenciadas a presença e a aplicação de princípios e leis das Ciências Naturais e Matemática nos produtos, hábitos e práticas presentes na manifestação. Para a berlinda se movimentar é preciso que os promesseiros exerçam a força sob a corda. O conceito matemático de geometria espacial está presente nos brinquedos de miriti.

A festa nazarena é tão grandiosa que foi reconhecida como patrimônio cultural de natureza imaterial pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As lendas e rituais que habitam o imaginário em torno do Círio são materializados por ícones dessa época do ano: a corda, o artesanato e a culinária. São eles junto aos fogos, ex-votos e brinquedos de miriti, outros elementos típicos da quadra nazarena, que se destacam na Exposição.

Dias e Horários:

 

05/10/2017

Visitação a Exposição "A  Ciência no Círio": a partir das 15 horas

Sessão de Cúpula do Planetário: 16 horas

 

10/10/2017

Visitação a Exposição "A  Ciência no Círio": a partir das 15 horas

Sessão de Cúpula do Planetário: 16 horas

 

Ingressos:

Sessão de Cúpula: R$ 5,00 (inteira); R$ 2,50 (meia)

Exposição "A  Ciência no Círio": Entrada Franca

 

Endereço: Rod. Augusto Montenegro - Km - 03 (Ao lado do Mangueirinho)

 

Texto: Ascom Uepa

Foto: Dayane Baía