Projeto Cursinho Popular seleciona bolsistas em Marituba

Alunos das graduações de licenciatura plena da Universidade do Estado do Pará (Uepa) podem se candidatar ao processo seletivo de bolsistas do Projeto Cursinho Popular – NEPE Marituba.  As inscrições devem ser feitas de forma presencial até o dia 20 de junho, via requerimento e preenchimento de formulário específico, acompanhado de currículo lattes e documentação comprobatória.

O projeto existe desde 2015 com o objetivo de atender alunos de escolas públicas de baixa renda que já concluíram o ensino médio, bem como contribuir para o exercício de docência antecipada aos discentes dos cursos de licenciatura da Uepa. Com foco nas escolas do município de Marituba, o projeto também pretende analisar estatisticamente a formação dos alunos de Ensino Médio dessa localidade.

Para participar do projeto, os interessados devem estar regularmente matriculados na instituição, cursando a partir do 4º semestre dos cursos de graduação em Letras (Língua Portuguesa, Literatura), Matemática, Geografia, História, Filosofia, Ciências Naturais com Habilitação em Química, Física e Biologia. Não são elegíveis candidatos vinculados a outros projetos ou que recebam bolsas.

A seleção consiste de avaliação de aula didática ministrada sobre o conteúdo relacionado ao curso de graduação do candidato. Serão fornecidos cinco temas por disciplina e um deles será sorteado na véspera das apresentações, previstas para os dias 26 e 27 de junho. Além do resultado da prova didática será utilizada para eliminação e classificação a avaliação curricular dos interessados. O resultado final dos selecionados deve sair no dia 3 de julho.

Os bolsistas ministrarão aulas, conforme vaga na disciplina que pleitearam, para alunos cursando o último ano ou que já concluíram o Ensino Médio, oriundos de escolas públicas. As aulas serão voltadas para preparar os alunos a realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. A carga horária prevista no edital é de oito horas semanais durante quatro meses, de julho a outubro de 2017.

Para acessar o edital na íntegra, clique aqui.

Texto: Dayane Baía

Foto: Nailana Thiely