Projeto EducAção agita população de Santarém

Alunos e professores do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Santarém se uniram para proporcionar a comunidade local uma melhor qualidade de vida através do projeto EducAção, que busca promover ações de saúde para a população, incentivando nos participantes a prática da atividade física e exercícios corporais diversos.

O projeto EducAção se desenvolveu dentro da disciplina Saúde Coletiva do curso de Educação Física no Campus Santarém, coordenado pela professora Patrícia Reys. A ação ocorreu na semana passada, no bairro Salvação, atendendo em torno de 150 pessoas de todas as idades. Dividido entre as áreas de saúde da criança, saúde da mulher e saúde do idoso, o programa trouxe aos presentes  jogos e brincadeiras populares, aulas de karatê e zumba, orientação à pratica de atividade física, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial.

O projeto proporcionou também avaliação e orientação nutricional, orientações sobre o câncer de colo do útero, hipertensão, diabetes e febre amarela. Ainda para o primeiro semestre estão previstas mais duas ações do projeto, que também integrou em sua equipe de trabalho acadêmicos do curso de Enfermagem e nutricionistas.

No âmbito acadêmico o projeto visa discutir a educação em saúde e a importância da atividade física para além do aspecto biologicista, como promotora da autonomia para realização dos afazeres do  dia-a-dia, melhoria do convívio social, interferência positiva em situações de risco social e como opção de lazer.

Texto: Ascom Santarém

Fotos: Ana Hilguen