Residência Multi e Uniprofissional em Saúde recebe inscrições

 

Está aberto o Processo Seletivo do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e hospitais associados.  A pós-graduação lato sensu oferta 102 vagas para os municípios de Belém e Santarém e tem previsão de início em 2018. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 27/10 e 16/11 por meio do endereço eletrônico http://www2.uepa.br/psremus2018

A duração da formação é de 24 a 36 meses e ocorre em modalidade de tempo integral com dedicação exclusiva. Os selecionados irão desenvolver as atividades nas entidades parceiras: Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Hospital Ophir Loyola; Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (Santarém); e Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará.

A Residência Multiprofissional é voltada para enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões dentistas, farmacêuticos, biomédicos, e fonoaudiólogos. Serão 89 vagas para Belém e 13 para Santarém.  As áreas de concentração são: Estratégia Saúde da Família; Atenção à Saúde Mental; Atenção à Saúde Cardiovascular; Urgência e Emergência no Trauma; Oncologia - Cuidados Paliativos; Atenção em Nefrologia, Atenção à Saúde da mulher e da criança, Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia, Atenção em Hemoterapia e Hematologia.

Já o Programa Uniprofissional é destinado a enfermeiros e cirurgiões dentistas, exclusivamente. Onze vagas serão distribuídas nas áreas de concentração Cirurgia Buco-maxilo-facial; Enfermagem Oncológica; Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva; e Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica. Os futuros residentes, independente de sua área de concentração ou categoria profissional deverão atuar em diversos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS), atenção básica, média e alta complexidade.

Para se inscrever, os candidatos devem ter curso de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou ser portadores de diploma revalidado por universidade pública e brasileira de acordo com legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu).

A seleção será composta de duas etapas, uma prova objetiva de 50 questões de múltipla escolha; e a análise de Currículo Lattes. O resultado final está previsto para o dia 26 de janeiro de 2018 e o início das aulas para março. Para conferir o edital na íntegra, clique aqui.

Texto: Dayane Baía

Foto: Nailana Thiely

Tags: