Residência Multi e Uniprofissional em Saúde seleciona alunos

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Belém e Santarém. As 113 vagas disponibilizadas são destinadas a todos os profissionais de saúde. A pós-graduação tem a modalidade Lato sensu e conta com a parceria dos maiores hospitais públicos do Pará. As inscrições são feitas exclusivamente online e encerram no dia 19 de janeiro.

As vagas são dividas em 102 para a Residência Multiprofissional, em Belém e Santarém, e outras 11 para a Residência Uniprofissional, realizada apenas em Belém. Os residentes serão distribuídos entre a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; o Hospital Ophir Loyola e a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, e o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna e a Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Santarém.

A Residência Multiprofissional em Saúde se destina a enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões dentistas, farmacêuticos, biomédicos e fonoaudiólogos, enquanto o programa Uniprofissional atenderá exclusivamente dentistas e enfermeiros. Os candidatos deverão ter concluído o curso de graduação, em Instituições de Ensino Superior oficial e reconhecidos pelo MEC ou portadores de diploma revalidado por universidade pública brasileira, de acordo com legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu).

Os selecionados, independente de sua área de concentração ou categoria profissional, deverão atuar em diversos cenários do Sistema único de Saúde (SUS), desde a atenção básica, média complexidade até a alta complexidade. A carga horária da pós-graduação será de 5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais. Sendo 20% de carga horária teórica e 80% de carga horária prática. O aluno residente terá 30 dias de férias por ano. A residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial é a única a possuir carga horária total de 8.640horas. A bolsa mensal do programa – que exige dedicação exclusiva – é de R$ 3.330,43, pagos pelo Ministério da Saúde.

As inscrições serão feitas pelo site www3.uepa.br/psremus2017. A taxa será de R$ 200 e haverá isenção para pessoas com deficiência e candidatos de baixa renda regulamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O processo seletivo é divido em duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva e a segunda a análise do currículo Lattes. O resultado final está previsto para o dia 24 de fevereiro e o início das aulas ocorrerá no dia 6 de março. Cada candidato deve ler atentamente o edital do certame, onde constam as regras, conteúdos específicos e quadro de vagas detalhado da seleção. O documento está disponível aqui.

Os Programas Multiprofissionais estão distribuídos nas seguintes áreas de concentração:

- Estratégia Saúde da Família;

- Atenção à Saúde Mental;

- Atenção à Saúde Cardiovascular;

- Urgência e Emergência no Trauma; Oncologia - Cuidados Paliativos;

- Atenção em Nefrologia;

- Atenção à Saúde da mulher e da Criança;

- Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia;

- Atenção em Hemoterapia e Hematologia.

Os Programas Uniprofissionais estão distribuídos nas seguintes áreas de concentração:

- Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial;

- Enfermagem Oncológica;

- Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva;

- Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica.

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely