Reunião avalia processo de implantação do Campus de Parauapebas

Enviado por Ize Sena em Sex, 23/03/2018 - 11:32
Na tarde desta quarta-feira, 22 de março, o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso, recebeu no Gabinete uma comitiva de Parauapebas formada por nove vereadores; além do Secretário Municipal de Educação, Raimundo Neto; e do prefeito do município, Darci Lermen. A reunião teve como objetivo analisar o andamento do processo de implantação do campus da Uepa em Parauapebas.
 
 Atualmente, a implantação encontra-se em fase de elaboração de processo licitatório, que irá selecionar a empresa responsável pelas obras de construção do campus. Durante a reunião, o reitor reforçou o compromisso da Uepa com todo o Estado. “Hoje a Uepa está presente em 16 municípios e, com certeza, Parauapebas será o décimo sétimo. Mas, estamos falando de educação e a implantação desse campus está subordinada a diversas outras tratativas”, explicou o reitor. Ele lembrou ainda que a implantação dos cursos de educação à distância da Uepa já contemplaram Parauapebas, por compreender às necessidades da população em relação ao Ensino Superior.
 
 Durante a reunião, ficou definida a criação de um Grupo de Trabalho, composto pelas autoridades presentes, que irá acompanhar de perto o processo de implantação do Campus que, além do início das obras, inclui os estudos socioeconômicos necessários para a seleção dos cursos de graduação que serão ofertados. O secretário municipal de educação de Parauapebas, Raimundo Neto, explicou que a cidade possui 50 mil habitantes com ensino médio completo, mas que não cursaram o Ensino Superior: “A cidade de Parauapebas está no anseio por esse campus, 20% da nossa população está pronta para cursar o ensino superior. Mas agora, depois dessa reunião e da formação desse GT, o processo tende a caminhar bem mais rápido!”, explicou.
 
Além disso, o reitor Rubens também explicou que, enquanto o campus ainda não é implantado, a Uepa dará início ao processo de implantação da residência médica no município, nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral e pediatria. “Como nós temos um hospital municipal pronto e muito bem estruturado, essa residência médica é um sonho para o nosso município”, comemorou o prefeito de Paraupebas.
 
Texto: Helaine Cavalcante
Foto: Marcello Sarmento