Saúde mental é tema de oficina gratuita no CCBS

Os transtornos mentais como ansiedade, distúrbios do sono, depressão e doenças psicossomáticas impactam diretamente a qualidade de vida e produtividade dos indivíduos afetados, seus familiares e comunidade em que estão inseridos, contribuindo para grandes prejuízos pessoais, laborais, sociais e financeiros. Com o objetivo de aprimorar as estratégias de prevenção e ressaltar a importância do bom funcionamento das instâncias da Atenção Básica em Saúde no cuidado com a saúde mental, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove a Oficina de Saúde Mental para Estratégia Saúde da Família, no dia 29 de março, de 14h às 18h, no auditório da Dermatologia do Centro.

O público alvo são médicos da Estratégia Saúde da Família, alunos e profissionais afins da área da saúde.  A oficina oferece 40 vagas e terá facilitação do psiquiatra Fernando Nogueira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Assessoria de Planejamento e Finanças (Asplan) do CCBS, ou pelo contato: (91) 3131-1717. A oficina terá entrega de certificado e carga horária de 20h.

O médico Fernando Nogueira pretende abordar quais os transtornos mentais mais comuns e seu manejo na Atenção Básica em Saúde. Além disso, também discutirá a interdisciplinaridade na atenção em saúde mental e  a política nacional de saúde mental. “Precisamos despertar a atenção dos profissionais para essa realidade da saúde mental para que haja estratégias para esse tipo de situação e consequentemente um melhor atendimento”, disse.

Serviço:

Oficina de Saúde Mental para Estratégia Saúde da Família.

Inscrições: Assessoria de Planejamento e Finanças do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Data: 29 de março.
Local: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, localizado na travessa Perebebuí, 2623 - Marco.
Hora: 14h às 18h

Texto: Letícia Aleixo