Seminário apresenta práticas docentes na escola pública

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoverá entre os dias 7 e 8 de novembro, no Campus X, localizado no município de Igarapé-Açu, o II Seminário do PIBID da Região Nordeste Paraense. O evento será a partir das 8h, com o tema Formação e Práticas Docentes a partir das experiências do PIBID na escola pública.

O Seminário é um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Pedagogia do Campus. O objetivo é socializar as experiências dos bolsistas em diferentes espaços, considerando a formação e a prática dos acadêmicos envolvidos nos projetos das três escolas da zona rural de Igarapé-Açu. São elas: Escola Costa e Silva, Escola D. Pedro II e Escola Aprígio de Morães.

“É de extrema relevância para a formação desses acadêmicos e para a comunidade acadêmica conhecer essa realidade da multissérie e perceber a contribuição que a universidade pública pode oferecer nesses espaços”, afirmou a coordenadora do evento, professora Maria Socorro Hage.

Por meio do PIBID, os alunos tem a oportunidade de construir práticas pedagógicas numa perspectiva lúdica dentro das classes multisseriadas nas escolas públicas das comunidades rurais do município de Igarapé-Açu. Além disso, os estudantes podem compartilhar experiências teóricas e metodológicas adquiridas dentro da universidade, considerando as atividades lúdicas como possibilidades de contribuição no processo de ensino e aprendizagem das crianças.

“A minha experiência no PIBID foi e está sendo maravilhosa, pois ainda na graduação tive a oportunidade de ter o contato com docência, com a realidade da sala de aula e, principalmente, com a realidade das classes multisseriadas da zona rural do município de Igarapé-Açu. Por meio do subprojeto de Pedagogia, eu e muitos de meus colegas tivemos a oportunidade de participar de eventos nacionais e regionais apresentando as nossas pesquisas, mostrando parte das ações que realizamos nas escolas e debatendo também sobre a realidade que vivenciamos na multissérie”, comentou a discente da graduação em Pedagogia, Rayane Martins, sobre a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID).

A programação contará com apresentações, que foram submetidas previamente, sobre relatos de experiência, artigos e resumos dos projetos de bolsitas PIBID da Uepa e de outras Instituições de Ensino Superior que desenvolvem trabalhos nas escolas da zona rural de Igarapé-Açu.

As inscrições devem ser realizadas pela internet pelo endereço https://www.even3.com.br/pibidig/ até o dia 7 de novembro e estão no valor de $20.

II Seminário do PIBID da Região Nordeste Paraense

Data: 7 e 8 de novembro