Seminário de Integração Científica premia alunos

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), realizou nesta manhã, 24, a solenidade de encerramento do Seminário de Integração Científica, no auditório da Reitoria, em Belém. Durante o evento, foram premiados os dez melhores trabalhos dos programas de bolsas de pesquisa e pós-graduação.

O reitor Juarez Quaresma fez a abertura parabenizando todos os alunos, docentes e os membros da Prospep pela premiação.  A diretora de Desenvolvimento a Pesquisa, Valéria Normando, ministrou uma breve palestra junto à diretora de Desenvolvimento a Pós-Graduação, Margareth Carrera, a respeito do crescimento dos projetos científicos, trabalhos e aumento do número de inscrições para a área científica da instituição. A pró-reitora de Pesquisa e Graduação, Hebe Morganne Ribeiro, finalizou com uma menção honrosa aos funcionários que ajudam a Propesp com os projetos.

O acadêmico de Engenharia Ambiental, Victor Marcos dos Santos Catete Fonseca, orientado pelo professor Járlesson Gama Amazonas, foi premiado na categoria Iniciação Tecnológica. O trabalho do graduando sobre o Monitoramento de instações hidráulicas residenciais para microgeração de energia elétrica. “Esse projeto nasceu de um experimento em sala de aula, eu me dediquei bastante a ele, mas não pensei que fosse chegar a ganhar uma premiação e muito menos chegar a ser do Pibti. O professor fez o convite a mim e meu grupo e nos dedicamos juntos a ele até aqui. Eu fiquei muito feliz pelo reconhecimento e com certeza vai influenciar muito no meu crescimento profissional”, afirmou.

A mestranda em Biologia Parasitária da Amazônia, Luciana de Paiva Rêgo, orientada pela doutora Vânia Lúcia Noronha Cavalcante, estava entre as ganhadoras do Prêmio Strictu Sensu, abordando o tema Benefícios previdenciários por auxílio-doença concedidos pelo INSS por moléstias infecciosas e parasitárias no Estado do Pará. Ela falou a respeito de ter o seu trabalho reconhecido. “A gente nunca imagina que vai ganhar prêmio por um trabalho, então ser reconhecido por uma coisa que você se dedica muito é super estimulante para continuar“, declarou.

Para conhecer a lista de trabalhos premiados, clique aqui.

Texto: Rachel Oliveira

Fotos: Nailana Thiely