Transtornos alimentares são tema da Semana do Cérebro

 

Alunos da Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá (NeuroLiga) promoverão a V Semana do Cérebro do município, um encontro de estudantes, pesquisadores, profissionais da saúde, e público em geral que busca discutir e evidenciar a importância das pesquisas sobre o cérebro. O evento ocorrerá entre os dias 12 e 16 de março e é uma adesão ao movimento global de conscientização sobre saúde mental.

A Liga de Neurociências de Marabá é um grupo de alunos reunidos em torno do estudo do cérebro e suas interfaces com a saúde e educação. Atualmente é composto por estudantes de Biomedicina e Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa); Psicologia e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); e Fisioterapia da Faculdade Metropolitana.

Neste ano, a Semana tem como tema “A fome está na sua cabeça”, levando a discussão sobre questões relacionadas à fome, ao comportamento alimentar, e aos transtornos alimentares. O evento é apresentado pela NeuroLiga e chancelado pela Dana Foundation. A Semana do Cérebro é uma campanha global de divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro. A cada ano, no mês de março, Universidades, hospitais e outras organizações, unem-se, durante uma semana, para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos neurocientíficos.

A programação contará com um Colóquio de Neurociências, com palestras e debates acerca de temas atuais no campo das ciências do cérebro; com o NeuroCine, sessões de projeção de filmes e discussões sobre temas das neurociências; três minicursos abordando temas relacionados ao sistema nervoso; Oficina Sensorial, buscando integrar teoria e prática ao trabalhar sobre os sentidos do ser humano; o Laboratório Aberto de Práticas em Neurociências (LAPN), com atividades e palestras nas escolas do município; e uma Programação Cultural, que conta com um jogo experimental live-action sobre decisões e emoções chamado “O Caminho Não Percorrido”, e com o “Ciência de Boteco”, uma atividade que propõe discussões sobre achados científicos em um bar.  Para conferir a agenda completa, clique aqui.

As discussões se centrarão em torno do cérebro e como este órgão complexo se relaciona com a memória, as emoções, a inteligência, o comportamento, os transtornos psiquiátricos, e o abuso de drogas, tendo como foco a alimentação. As atividades do Colóquio de Neurociências, o NeuroCine, e os minicursos exigem inscrição, realizada no site https://www.even3.com.br/5SNC. Os LAPNs são atividades gratuitas, fechadas aos estudantes das escolas participantes; não é possível fazer inscrição nessas atividades. O “Ciência de Boteco” será aberto a todos, sem necessidade de inscrição prévia; a entrada para essa atividade é gratuita. Para mais informações, visite https://www.facebook.com/NeuroLigaMBA

Serviço:

V Semana do Cérebro

Data: 12 a 16 de março de 2018

Locais:

  • Colóquio de Neurociências, NeuroCine, Minicursos, Oficina Sensorial, Programação cultural “O Caminho Não Percorrido” – Uepa – Av. Hiléia S/N, Agrópolis do Incra, Cidade Nova
  • Laboratório Aberto de Práticas em Neurociências – Escolas “Pequeno Príncipe” e “Acy Barros”
  • Ciência de Boteco – Gastrobar Caldeirão Furado - Avenida 2000, Cidade Nova

 

Texto: Ascom Uepa com informações da Neuroliga

Foto: Nailana Thiely