Trote Solidário promove imersão e intercâmbio sociocultural por meio da arte-educação

 

Ingressar no ensino superior público é um caminho para um horizonte novo e cheio de possibilidades de absorver conhecimentos e vivências que estão dentro dos livros, no corpo das pessoas e no ambiente das pesquisas nas comunidades e neste processo o sonho se materializa e uma vida nova se inicia dentro da Uepa para os novos calouros de 2019.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza a Semana do Calouro no mês de março, no dia 29, sexta-feira, a partir das 08h30 promovendo ações socioculturl, artística e educacional por meio da atuação do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) através de atividades imersivas propostas dentro da Unidade Técnica Prof. Astério de Campos, Abrigo São Vicente de Paulo e a Unidade Pedagógica Municipal São José com uma programação extensa que será desenvolvida durante os turnos da manhã, tarde e noite.

Nesse contexto, a Uepa criou um projeto de acolhimento inovador por meio da criação do Trote Solidário que conta com a participação de graduandos dos cursos de História, Biologia, Matemática, Música, Filosofia, Geografia, Letras-Habilitações Português-Inglês-Libras, Pedagogia Bilíngue, Ciências Sociais, Química, Física, Secretariado Executivo Trilíngue e Ciências da Religião. “O Trote Solidário da Semana do Calouro funciona como uma contrapartida da Uepa para a sociedade paraense com a intenção de demonstrar a importância da Uepa para a nossa cidade, pois a instituição tem o objetivo de atender a comunidade e dar o retorno que as pessoas merecem e nada mais interessante que o contato da Universidade por meio do CCSE com as escolas do sistema público de educação” afirmou Anderson Maia, o Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa.

A programação foi construída com a intenção de desenvolver uma nova tradição dentro do CCSE objetivando oferecer para os, aproximadamente 900, novos alunos aprovados no vestibular do Prosel de 2019. “A Uepa é uma das instituições que mais contribuem conosco, da Escola Astério de Campos, por meio do intercâmbio entre os graduandos de diversos cursos de ensino superior através de estágios e outras projetos que proporcionam uma imersão dentro da arte-educação e de projetos socioculturais” comentou com um olhar de gratidão o Sr.Arlindo Gomes, Diretor da Unidade Pedagógica Prof. Astério de Campos.

A Unidade Pedagógica Prof. Astério de Campos é uma escola especializada em alunos com deficiência, especificamente de alunos surdos, e recebeu de braços abertos a equipe de graduandos e da coordenadoria pedagógica dos cursos gerando envolvimento e intercâmbio de ideias, processos artísticos e intervenções culturais por meio do tato compartilhado e dos sorrisos semeados em cada sala de aula. “É muito importante para os nossos alunos e os pais também, pois dinâmicas como as da programação de hoje da Semana do Calouro da Uepa possibilitam o entendimento de que os jovens podem alcançar a Universidade e que ela não está distante das mãos deles e a integração entre os universitários com os alunos com deficiência é gratificantes para ambos os lados por causa da troca de informações possibilitada pelo intercâmbio criado nesse contato” disse a Prof.Glaucilene da Unidade Pedagógica do Souza.

O sol que manteve sua promessa durante a manhã trouxe o calor necessário para as atividades ao ar livre, onde alunos de diversas turmas diferentes e faixas etárias, do jovem ao idoso, passando pelos adolescentes e adultos que formaram uma união solidária e criaram trotes alegres que fizeram a felicidade de todos os presentes em cada um dos espaços escolhidos pela Universidade do Estado do Pará. “A programação que a Uepa oferece para nós ultrapassa a barreira da comunicação para os alunos deficientes e isso faz com que nós possamos sonhar com a possibilidade de ingressar no ensino superior, assim como, também, a percepção de que devemos nos expressar e ocupar os lugares sem medo” ponderou Vitória, a estudante de 19 anos do ensino médio.

A organização foi compartilhada entre os Centros Acadêmicos, a CAOP, as Coordenadorias Pedagógicas dos Cursos, a Diretoria das Unidades Pedagógicas e do Abrigo, assim como, também, por graduandos veteranos e calouros, além de professores facilitadores que compõem a equipe dos lugares selecionados pela instituição. “Como graduanda caloura foi muito gratificante estar aqui participando do Trote Solidário, por causa do contato com uma realidade que eu não tinha visto ainda e isso me permitiu aprender muito mais do que ensinar” explicou Cássia Tamires, nova graduanda da Uepa do Curso de Letras-Habilitação em Libras.

A programação foi criada com o objetivo de desenvolver as múltiplas inteligências dos alunos dos espaços de acolhimento e educacionais por meio da intervenção e atuação dos novos graduandos, possibilitando que eles possam olhar para o ensino superior para além das bibliotecas, livros e pesquisas, ou seja ultrapassando os muros da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e conhecerem as imersões sociais, culturais, acadêmicas e educacionais que a instituição realiza dentro da capital paraense por meio de oficinas de música, teatro, brincadeiras lúdicas, contação de história, desenho, recorte e colagem, leitura, horta suspensão, culinária, massinha de modelar, lâmpada de “quase lava”, balão e de escrita.

Durante as atividades era perceptível a importância da Semana do Calouro através da tradição do Trote Solidário da Uepa, pois para os jovens estudantes que ainda sonham com uma vaga no ensino superior público possam se sentir estimulados a olhar para o futuro com esperança e autoestima para conquistarem a sonhada vaga, haja vista a aproximação que os graduandos oferecem ao imergirem dentro dos espaços que receberam a instituição. “As escolas selecionadas, são espaços de educação que tem desenvolvido atividades peculiares, como por exemplo a Escola Astério de Campos que realizam trabalhos com alunos que possuem surdez, entretanto, em função da nossa parceria muitos alunos tem ingressado com regularidade na Uepa nos últimos 3 anos” comentou entre sorrisos de felicidade Anderson Maia, Diretor do CCSE da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Texto: Daniel Leite

Fotos: Nailana Thiely