Uepa Ambiental estimula novas práticas na comunidade acadêmica

Segundo o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), as estratégias de enfrentamento aos problemas relacionados ao meio ambiente passam por um processo que exige da sociedade uma mobilização, com articulações coordenadas para a formação de uma consciência sobre o meio ambiente e a biodiversidade. Na Universidade do Estado do Pará (Uepa), uma das ações que estimula a comunidade acadêmica a desenvolver novas práticas é o Programa de Gestão Uepa Ambiental.

A partir de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento (Progesp), o Programa, institucionalizado em 2018, incentiva a mudança de hábitos, mas não somente no ambiente de trabalho. Mantido de forma permanente, o Uepa Ambiental agrega os esforços da Instituição pelo ambiente e envolve toda a comunidade acadêmica em prol da preservação de recursos e incentivo das práticas sustentáveis.

Neste ano, o Programa deu início a um Plano de Ação para desenvolver uma agenda ambiental na Universidade. A primeira estratégia foi elaborar um diagnóstico do lixo produzido nos campi da capital, por meio da metodologia quali-quantitativa de resíduos sólidos. Na prática, a equipe do Programa e alunos voluntários do curso de Engenharia Ambiental analisaram a quantidade e o tipo de lixo gerado durante uma semana.

O primeiro campus a participar da ação foi o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), no período de 6 a 10 de maio. Lá, foi implantada a coleta seletiva e os resíduos recicláveis gerados puderam ser doados. Com isso, a Universidade pretende desenvolver possibilidades de geração de renda para as comunidades inseridas na coleta e no reaproveitamento do lixo. A Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém- ACCSB recebeu mais de 30 sacos de resíduos recicláveis oriundos do CCNT, contendo papéis, plásticos e garrafas pets.

Ainda no mês de maio, a mesma ação ocorreu no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/Campus II), na Escola de Educação Física (Campus III) e na Escola de Enfermagem Magalhães Barata (Campus IV). Nesta primeira semana de junho, a equipe esteve no Centro Saúde Escola (CSE) e o foco foi a coleta de resíduos utilizados nos serviços de saúde. Esses resíduos serão destinados a uma empresa para tratamento adequado. Ainda estão previstas visitas aos Centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e Planetário do Pará (CCPP) e Reitoria.

“Num primeiro momento foi escolhido começar o processo de implementação das diretrizes de atuação do Uepa Ambiental com a equipe de servidores, docentes e funcionários terceirizados dos espaços da Universidade na capital, porém em um momento posterior haverá a criação de um cronograma para a execução do Programa nos campi do interior, assim como com os discentes da instituição”, declarou o engenheiro ambiental e coordenador do Uepa Ambiental, Hyago Souza.

Capacitação - Outra atividade executada pelo Programa é a capacitação dos funcionários da empresa IOMM PARK, que presta serviços de limpeza para a Universidade. Eles participam de oficina voltada à adequação do gerenciamento interno de resíduos sólidos.  ”É muito válido para a nossa empresa participar de um processo como o Uepa Ambiental e assim poder ter recursos para orientar nosso quadro de funcionários ao desenvolvimento de uma consciência ambiental no dia-a-dia de trabalho”, afirmou o técnico em Segurança do Trabalho da empresa IOMM Park, Alexandre Carvalho.

Para a funcionária terceirizada, Regina Pacheco, as novas práticas de manutenção e higienização dos espaços, vai além da Universidade. “É interessante ver a instituição estimulando a consciência ambiental dos servidores e dos funcionários terceirizados, pois é importante desenvolver a educação ambiental entre as pessoas que vivem a universidade, porque o que é aprendido aqui na Uepa pode ser praticado lá fora com a família e os amigos”, afirma.

Junto a esse processo há também a realização de palestras para orientar a atuação dos servidores da Uepa, referente ao gerenciamento de resíduos sólidos, e mostrar de que forma eles podem contribuir com a gestão integrada. O objetivo é promover a educação ambiental para a redução do lixo produzido na Instituição.

O Uepa Ambiental segue as diretrizes do Programa do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Lei No 9.795/99 de Educação Ambiental, e da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), de estímulo dos órgãos públicos do país à implantação de práticas de sustentabilidade ambiental. Seguindo essas orientações, a Uepa pretende contribuir para construção de uma cultura ambiental nas práticas de trabalho do servidor da instituição de ensino superior.

“A intenção é colocar em prática uma gestão que entenda o lixo como algo que pode gerar renda, portanto queremos estimular a criação de uma cultura ambiental com os servidores e posteriormente com toda a comunidade acadêmica”, finalizou Hyago Souza.

Texto: Daniel Leite e Ize Sena
Fotos: Nailana Thiely