Uepa celebra a aprovação de 3.602 calouros

Os novos estudantes de graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram anunciados na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro. O reitor da instituição, Rubens Cardoso, apresentou o resultado do Processo Seletivo (Prosel), os três primeiros colocados, e também comemorou a aprovação de 62,94% oriundos de escolas públicas.

O pátio central da Reitoria, palco da apoteose do resultado do vestibular, reuniu servidores, estudantes, profissionais da imprensa e muitos pais aflitos pela liberação do listão. As emissoras radiofônicas se organizaram para transmitir o listão dos aprovados ao vivo. A tradição é forte em Belém e muitos candidatos, preferem ouvir resultado pelas ondas do rádio, em vez de acessar pela Internet. Já outros não seguraram a ansiedade e vieram ler em primeira mão nos murais da instituição, junto a familiares e professores de escolas e cursinhos pré-vestibulares.

Antes da liberação dos envelopes lacrados, o reitor Rubens Cardoso reuniu a imprensa em entrevista coletiva e apresentou os três primeiros classificados gerais no Prosel 2018. O estudante Rafael Morgado Barata, aprovado no curso de Engenharia de Produção, foi o primeiro colocado. Arthur Cesar Batista Rodrigues e Matheus Marinho Rios passaram em Medicina e ficaram com a segunda e terceira colocação, respectivamente. Todos os cursos são de Belém.

Matheus Marinho Rios fez o contrário de muitos estudantes e veio sentir a emoção de perto. O universitário acompanhou desde às 9h30 a coletiva com os jornalistas e ouviu, em primeira mão, seu nome ser pronunciado pelo reitor. Segundo ele, essa conquista foi fruto de uma rotina de estudo que variava de seis a oito horas por dia durante a semana.

Estudar medicina, especialmente na Uepa, era um sonho almejado por Matheus. “Eu sempre quis estudar nessa universidade. Gosto da qualidade de ensino praticada aqui e do fato da Uepa ser referência dentro dos cursos da área da saúde. Além disso, com o acirramento do processo seletivo a cada ano, é uma vitória conseguir uma aprovação como essa”, enfatiza.

A edição do vestibular foi a primeira sem o Processo Seletivo Seriado (Prise). “O Prise exigia o conteúdo próprio do Ensino Médio do estado do Pará, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vinha com o conteúdo mais abrangente. O aluno ficava sobrecarregado para estudar para dois certames e agora não mais. Por uma questão de igualdade e oportunidade, todos se submetem ao mesmo processo e têm sua pontuação reconhecida, aqui no Pará ou em qualquer estado”, declarou Cardoso.

O reitor também comemorou a ampla participação de alunos de escolas públicas. Dos 3.602 aprovados, 2.267 cursaram o Ensino Médio em instituições da rede estadual de ensino. Dos cerca de 94 mil inscritos, 71.731 eram cotistas. Para Cardoso, isso é resultado de um esforço dentro do Pacto pela Educação, liderado pelo Governo do Pará e que envolve diferentes setores e níveis da sociedade civil, organismos privados e internacionais.

“Mobilizamo-nos para que cada campus universitário pudesse espraiar, no seu raio de ação, não só nos 16 municípios onde estamos instalados, mas, sobretudo nas localidades de entorno, a importância da formação acadêmica e da Uepa. Mostramos o nosso funcionamento, as possibilidades dos 31 cursos de graduação oferecidos e os custos envolvidos como deslocamento de família, alojamento, etc. É claro que houve uma movimentação e nesse certame mais de 140 municípios foram declarados como domicílio. Isso amplia o acesso, dando mais oportunidade aos jovens das diferentes regiões se dirigirem ao ensino público”, afirmou.

Logo em seguida, o reitor acionou a buzina liberando a distribuição do listão para as rádios e para o painel. Ele também reiterou o início de um novo ciclo com a chegada dos calouros na Uepa. “Agora é correr para o abraço junto com a família, com o calouro e com os professores que, com cada ingresso de turma renovam as expectativas com novas mentes e inquietações, novas formas de abordagem pedagógica”, declarou.

O estudante William Bruno Barbosa, aprovado no curso de Geografia, frequentou todos os níveis de ensino em instituições públicas. Oriundo de Cachoeira do Arari, localizado na Ilha do Marajó, ele veio para Belém para prestar o ensino médio na Escola Estadual Magalhães Barata há três anos.

“A história da minha vida é cercada de momentos de muita dedicação e esforço. Então diante de todas as dificuldades que passei ao longo do último ano, o sentimento é de dever cumprido. Por isso, é importante ter em mente que, independente de você ter vindo de uma escola pública ou particular, é a determinação que possibilita alcançar objetivos maiores”, comemorou William.

Odete Farias Rodrigues, servidora da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Uepa, era uma das mães aflitas com o resultado. “Durante 10 anos de trabalho nessa instituição sempre acompanhei as comemorações dos aprovados em outras edições do vestibular. Mas dessa vez, ao ver meu filho passar e poder comemorar com ele foi, realmente, uma emoção muito especial”, destacou.

O filho aprovado em História, João Victor Alves Rodrigues, contou que sonhava em frequentar a Universidade. “Eu vinha com a minha mãe e imaginava como seria estudar aqui. A Uepa tem um alto reconhecimento em licenciatura. Foi um ano difícil, de muito estudo, que deixei de estar com meus amigos para ter esse momento e dar essa felicidade para a nossa família e para mim mesmo”, festejou.

As matrículas dos aprovados iniciam nesta quarta-feira, 31 de janeiro, e vão até o dia 3 de fevereiro. Em seguida, começam as repescagens, as chamadas subsequentes. “Aqueles que não foram aprovados agora devem ficar atentos. Há um período para chamar e não existe demérito nenhum em ser convocado depois. O importante é que o candidato se qualificou para isso”, avisou.

Confira as demais fotos do listão no Flickr da Uepa.

Texto: Dayane Baía e Marcus Passos

Fotos: Nailana Thiely