Uepa discute ideias para o Círio 2020

 
 
O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), professor Rubens Cardoso, a pró-reitora de Extensão, Alba Lúcia Raithy, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Vera Palácios, a coordenadora da Comissão de Residência Médica da Uepa (Coreme), Regina Carneiro e o coordenador da Diretoria do Círio, Albano Martins, reuniram-se ontem, 17 de dezembro, para discutir formas de ampliar a participação da Uepa no Círio 2020.  
 
A Uepa já auxilia na festividade religiosa há anos. O Quarteto de Cordas Paulino Chaves, do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Uepa, por exemplo, é uma das atrações do Círio de Todos os Timbres, projeto com várias apresentações dentre as quais se destacam a música, a fotografia, a poesia, o teatro e a dança. Além disso, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré passa em frente ao CCBS, na avenida Almirante Barroso, durante a Romaria Rodoviária, e todo ano é realizada missa em alusão a esse momento. Os alunos da área da saúde ficam a espera dos romeiros para prestar serviços de assistência. 
 
As ideias pensadas na reunião foram no sentido de aumentar a assistência no Círio, melhorando o atendimento à população, para que não fique restrito apenas a trasladação, mas a um período maior com assistência e capacitação, tanto na recepção dos peregrinos, quanto no próprio trajeto deles. “Então, houve essa convergência de interesses e objetivos entre aquilo que a Uepa pode fazer e o que a Diretoria do Círio acha relevante que seja efeito. Acho que foi uma coisa muito positiva, nós podemos utilizar nossa expertise para dar conta desse desafio que foi colocado”, explicou o reitor. 
 
“Fomos muito bem acolhidos, saímos daqui muito esperançosos e otimistas de firmar uma parceria duradoura com a Uepa em atendimento às nossas paróquias e população. Tratamos de atendimento a saúde, outros assuntos vieram à tona também”, contou Albano Martins. 
 
A professora Alba Raithy disse de quais formas a Proex vai ajudar no Círio 2020: “A partir de agora estaremos fazendo uma programação que contemple as demandas elencadas pela Diretoria do Círio e a priori é um projeto piloto que visa o estabelecimento e oferta de ações efetivas no âmbito da extensão das comunidades atendidas, como peregrinos, romeiros, e de uma certa maneira estendida ainda para a população em geral dentro de comunidades específicas já atendidas pela festividade”, contou ela. 
 
Regina Carneiro explicou a importância da reunião. “Essa parceria com a Diretoria do Círio vai ser fundamental porque já prestamos esse serviço. A Universidade precisa continuar ajudando a comunidade e o fato de a gente estar atrelado a um grande evento como o Círio de Nazaré, que transpassa qualquer coisa de religiosidade, é muito importante”, ressaltou Regina. 
 
Texto: Letícia Aleixo 
Fotos: Daniel Leite