Uepa e Prefeitura de Santarém formalizam convênio

A Universidade do Estado do Pará e a Prefeitura de Santarém renovaram, na tarde desta quinta-feira (16), o convênio de cooperação para realização de atividades no campus local, como aulas práticas, Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC's), projetos de extensão, ensino, além de estágio supervisionado aos alunos de graduação e pós-graduação no Hospital Municipal, que busca obter o título de hospital de ensino.

O primeiro acordo foi assinado em 2015, a partir da implantação do projeto Vida Ativa, desenvolvido pela Prefeitura. Agora, o novo acordo contempla as atividades de pós-graduação e o curso intercultural indígena. Para o reitor da Uepa, professor Rubens Cardoso, a parceria com o município de Santarém é estratégica porque tanto a Uepa, quanto o Executivo, podem discutir e encontrar soluções para os problemas da região.

"À medida que a gente estabelece uma parceria formal com a Prefeitura, isso mostra, além da vontade, a visão estratégica que tem o gestor municipal e a própria administração da universidade, no sentido de fazer convergir esforços, interesses e objetivos em torno não somente do processo ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, que esse resultado se distribua à população local", avalia o reitor.

Hospital

A formalização do convênio permitirá à Prefeitura solicitar junto ao Ministério da Educação (MEC) o pedido para transformar o Hospital Municipal em uma unidade de ensino em saúde, uma instituição com condições para o atendimento de pacientes portadores das mais diferentes patologias e também que contribui para a formação de profissionais, devendo estar inserido e integrado em rede aos outros serviços de saúde, de acordo com as necessidades da população.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, vislumbra um novo cenário para o Hospital e lembra que a Uepa teve participação direta quando o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foi reconhecido como hospital de ensino. "Nós estamos realizando esse convênio para atingirmos esse mesmo objetivo, já que na prática ele já vem atuando como hospital de ensino, mas ainda não tem reconhecimento pelo MEC. E a Uepa, com sua equipe técnica, nessa parceria, vai nos ajudar a resolver essa questão", ressaltou Nélio Aguiar.

Também participaram da assinatura do convênio, a coordenadora do campus da Uepa em Santarém, Silvânia Yukiko; o chefe de gabinete da Prefeitura, Erasmo Maia, e o assessor institucional, João Clóvis Lisboa.

Texto e Foto: Samuel Alvarenga