Uepa inaugura Bloco de Laboratórios em Altamira

 
Com o intuito de fomentar a educação e a pesquisa científica na região do Xingu, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) inaugura, na próxima quinta-feira, 11, às 8h, o Bloco de Laboratórios Prof.ª Edna Cristina Gonçalves dos Santos, no Campus IX da Universidade, em Altamira.  
 
A obra é fruto de fundos do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS Xingu), que objetiva implementar políticas públicas e iniciativas da sociedade civil para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de mais de 400 mil pessoas que habitam os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, São Felix do Xingu, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. 
 
Além da estrutura física do prédio, com área total de 730,18 m2, a Uepa ainda capitalizou recursos para a compra de equipamentos dos laboratórios, para a aquisição de um micro-ônibus, para estruturar o sistema de refrigeração, a acessibilidade e segurança eletrônica do bloco e para a reforma da guarita e estacionamento do Campus IX, totalizando um investimento de dois milhões e duzentos mil reais.
 
O Bloco é formado por dois andares, que compreendem oito laboratórios. São eles: Laboratório de Biologia/Microbiologia; de Química/Farmacologia; de Anatomia Humana; de Semiologia/Semiotécnica; de Qualidade Ambiental; de Matemática; de Esforço Resistido e de Informática.
 
Além disso, a nova estrutura conta com uma sala para o Núcleo de Pesquisas e Práticas em Educação Popular e Diferenciada (NUPPEPD), uma sala técnica de sistemas eletrônicos (para servidores), quatro banheiros (sendo dois adaptados às pessoas com deficiência) e uma plataforma elevada. Entre as novidades do local, destaca-se o NUPPEPD, voltado às práticas educativas para povos tradicionais e alfabetização de adultos.
 
Para o reitor, Rubens Cardoso, o novo espaço garantirá mais possibilidades à comunidade acadêmica e do entorno do campus no município. "A inauguração do complexo de laboratórios é mais uma conquista da sociedade e uma decisão acertada do Comitê Gestor do PDRS Xingu, que aprovou a nossa proposta. Assim, nós estamos possibilitando liberdade de opção, ampliando as janelas de oportunidades para que a população local tenha acesso a um dos maiores ativos econômicos, que é a educação. E isso faz reduzir a pobreza, melhora a equidade das rendas e promove a distribuição de capital humano, sobretudo na área de saúde com o curso novo de Enfermagem que estaremos iniciando já no mês de agosto", adianta o gestor.
 
Os laboratórios visam beneficiar atualmente 350 alunos. No entanto, a coordenação do campus estima que o Bloco poderá atender até 620 estudantes de Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Matemática, quando todas as turmas estiverem matriculadas. “O Bloco de Laboratórios favorecerá maior dinamismo nas aulas dos cursos do campus, possibilitando a articulação entre teoria e prática. O Bloco resulta da aprovação de projetos articulados que visam também a retomada do curso de Enfermagem na Instituição”, afirma o coordenador do Campus, Lair Freitas.
 
O Bloco também homenageia  a professora Edna Cristina Gonçalves dos Santos, que nasceu em 1988, em Ipubi, no Estado de Pernambuco e faleceu em 2016. Foi formada em Educação Física pela Uepa  e pós-graduada em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. A coordenação do campus lembra da docente como uma profissional dedicada que contribuiu na instituição com as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, além da organização de eventos e oficinas. Também apresentou e publicou trabalhos voltados para a área de formação, com enfoque na inclusão nas aulas de Educação Física e condições de trabalho docente. Na Uepa trabalhou com as disciplinas Estágio Supervisionado II e Ginástica Contemporânea, e foi avaliada com excelência pelos alunos.
 
Serviço:
Inauguração do Bloco de Laboratórios Prof.a Edna Cristina Gonçalves dos Santos 
Data: 11.7.2019
Hora: 8h
Local:Campus IX da Uepa, em Altamira. Avenida Bom Jesus, s/n°- Mutirão - 68377-078 - Altamira-PA l 
Fone/Fax: (93) 3515-6969 
 
Texto: Nailana Thiely e Ize Sena
Fotos: Coordenação do Campus de Altamira