Uepa inaugura brinquedoteca em São Miguel do Guamá

Nesta sexta-feira, 23 de agosto, o Campus XI da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de São Miguel do Guamá, promoveu a inauguração da Brinquedoteca Prof. Maria Edinir Alves Bezerra para funcionar como um laboratório de socialização, com o objetivo de estimular atividades coletivas e lúdicas na comunidade.

A Instituição tem a expectativa de possibilitar um atendimento de, aproximadamente, 100 crianças por semana, além de manter as portas abertas para diálogos com escolas públicas da região. “É muito importante a Universidade caminhar lado a lado com a comunidade ao seu redor e a criação desse espaço é mais uma ação em prol dessa tarefa”, afirmou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

A criação de um espaço interdisciplinar para todas as graduações ofertadas dentro de um dos campi da Uepa demonstra a missão que a Universidade carrega no Estatuto, de interiorizar a educação superior pelo Estado do Pará. A implantação da brinquedoteca em homenagem a primeira aluna do Campus XI, a professora Maria Edinir Alves Bezerra, reafirma essa atuação. “Pra nós é um orgulho oferecer mais um espaço de fomento ao conhecimento e a cidadania ao fazer uma homenagem à trajetória de uma pessoa que lutou pela educação paraense durante toda a vida como a professora Maria Edinir”, comentou o coordenador do Campus XI, Samuel Campos.

A inauguração contou com contações de histórias e com a participação de alunos das escolas municipais de Educação Infantil Nossa Sra de Nazaré e Abelinha, que vieram conhecer o espaço, além da família da ex-docente que veio receber a homenagem da Instituição, por meio da placa com o nome da professora. “O legado educacional que a minha esposa deixou na cidade é de grande importância para todos nós, pois ao receber a homenagem da Uepa pude sentir o valor que a Instituição dá as famílias, da comunidade de São Miguel do Guamá, representadas em cada uma das crianças de nossa cidade”, falou o esposo de Maria Edinir, Angenor Bezerra.

A brinquedoteca também funcionará como creche para os filhos e filhas das discentes que estudam no Campus XI da Uepa, pois oferecerá a possibilidade de as mães universitárias continuarem a carreira acadêmica sem problemas. “Quando descobri que seria criada uma brinquedoteca na Universidade e que, também, funcionará como creche para os nossos bebês, que são carregados no colo em sala de aula para não faltarmos, senti um grande estímulo me impulsionando a não desistir da minha formação acadêmica”, agradeceu a discente da Licenciatura em Letras, Ligia Oliveira.

“O lançamento da brinquedoteca, além de ser muito bom para nossos laboratórios de pesquisa, também, será um espaço de formação de seres sociais que pensem a coletividade, onde a criança e o discente se retroalimentaram nesse processo”, explanou a discente da Licenciatura em Filosofia e futura mãe, Luana Assumpção, sobre o fato de a brinquedoteca poder se configurar como uma espécie de primeiros passos dos filhos das mães universitárias da Uepa de São Miguel do Guamá.

Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely