Uepa Kids Verão encerra com simbólica Outorga de Grau

Formandos, paraninfos, mesa de honra, a presença do reitor, Hino Nacional, discurso oficial, juramento.  Estes são alguns dos elementos que compõem as solenidades de Outorga de Grau da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Nesta sexta-feira, 8, o Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação(CCSE) foi sede de mais uma cerimônia, só que desta vez, os colandos eram aproximadamente 50 crianças participantes do Projeto Uepa Kids Verão.

A cerimônia, que marcou o encerramento do projeto piloto idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e Centro de Ciências e Planetário, teve as formalidades das Outorgas, mas também teve muita descontração, risadas, e apresentação do que os filhos dos servidores aprenderam durante a primeira semana das férias.

A mesa de honra foi composta pelo reitor da Uepa, Juarez Quaresma; o vice-reitor, Rubens Cardoso; a pró-reitora de Extensão, Mariane Franco; a pró-reitora de graduação, Ana da Conceição Oliveira; a diretora de Extensão, Ana Telma Monteiro; e o diretor do CCSE, Anderson Maia.

O pequeno Heitor Ferreira de Oliveira, 6 anos, fez o discurso oficial da turma. Victor Gabriel Gomes Silvestre,  6 anos, falou o juramento da turma. Cada colando da primeira turma do Projeto Uepa Kids recebeu dos paraninfos uma medalha de Honra ao Mérito. Em seguida, foram chamados pelo cerimonialista para receberem o diploma das mãos do vice-reitor, o capelo colocado pelo reitor, e dos demais componentes da mesa, um kit com caderno de desenho, lápis de cor, caneta, borracha e certificado de participação.

A agente administrativa, Maria Helena Bahia Alba, conta que o casal de filhos, Calvet Eduardo Bahia Alba, 6 anos, e Eduarda Bahia Alba, 10 anos, acordavam todos os dias bem cedo para não se atrasarem para as atividades. “ Eu nunca vi crianças acordarem tão cedo, principalmente nas férias. Eu adorei essa iniciativa, porque nem sempre podemos tirar licença do trabalho para estar com os filhos durante as férias”, disse ela.

Hugo Coelho da Silva, 5 anos, é neto da auxiliar de serviços gerais, Leonice Diniz Coelho, 44 anos. Hugo estava tão animado com a programação que dificilmente parava sentado na cadeira. Ele andava pelo corredor, observava a cerimônia, e falava com os novos coleguinhas. “ Eu gostei de jogar bola, basquete, gostei dos lanches. Minha avó me acordava todo dia cedinho para eu estar aqui”, destaca o menino.

“ Ele adorou.  Perdeu os primeiros dias, mas participou dos dois últimos. Para vir para cá, ele perdeu até a vontade de dormir e acordava cedo. Ficou muito feliz. Quando recebeu a medalha, não parava de beijá-la”, relatou a avó Leonice.

No discurso de encerramento, o reitor relatou ter se emocionado com os resultados que o Projeto gerou. “ É muito bom participar de uma cerimônia tão descontraída e revigorante. Fiquei emocionado  com a visita de vocês ao Gabinete. Já me falaram que tem gente que quer ser médico, engenheiro, e até reitor. O Projeto superou os muros da Universidade”, enfatizou ele.

A pró-reitora de Extensão, Mariane Franco, agradeceu a todos os envolvidos e reforçou que o Projeto será institucionalizado e expandido aos demais campi. “ Não achamos  que o projeto seria tão grande assim.O maior patrimônio da gente são os filhos. Obrigado por terem confiado a nós os filhos de vocês. Vamos institucionalizar e daqui para frente espero que ganhe mais força”, frisou Mariane.

O vice-reitor, Rubens Cardoso, destacou que ver crianças tão envolvidas em projetos dentro da Universidade, motiva os profissionais da educação a darem o melhor de si por aqueles que futuramente crescerão e também farão parte do ensino superior. “ É muito bom ver o brilho estampado no olhar de casa criança. Isso nos faz reanimar as forças e refletir em nós como profissionais da educação”, disse ele.

No final da programação, as crianças cantaram músicas que aprenderam durante o Projeto, bateram fotos com os pais, e lancharam. O Projeto foi realizado de 4 a 8 de julho, e compreendeu atividades de cultura, esporte e lazer. As crianças conheceram o ambiente de trabalho dos pais, o Gabinete do Reitor, assistiram a sessão na Cúpula do Planetário e visitaram o Centro de Ciências, fizeram um tour pela cidade, conheceram a carateca Daniela Tanaka, que mostrou aos pequenos uma réplica da Tocha das Olimpíadas, assistiram a sessão de filme infantil do Cine Clube, e por fim foram condecorados em uma simbólica cerimônia de Outorga de Grau da Universidade.

Confira as fotos do evento no Flickr da Uepa: https://www.flickr.com/photos/biuepa/albums/72157670794677485

Texto: Renata Paes

Fotos: Nailana Thiely