Uepa participa da fase final da Ponte Chinesa

O Instituto Confúcio na Universidade do Estado do Pará participou no último dia 6 de maio da fase nacional da competição Ponte Chinesa para estudantes universitários, realizada no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

Com o tema Um mundo, uma família, o evento, que chegou a sua 17ª edição, recebeu dezessete estudantes dos dez Institutos Confúcio dos seguintes estados: Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Os competidores disputaram uma bolsa de estudos na China.

A aluna de bacharelado em design Bianca Mendes representou o Instituto da Uepa nessa fase. Esta foi a primeira participação do Instituto Confúcio no Pará na fase final da competição, uma grande experiência que motiva os participantes em seus estudos para aprender mandarim e a cultura chinesa.

A competição teve três rodadas. Na primeira, intitulada “Leitura Selecionada”, os estudantes deveriam escolher um número de um a 20. Cada número continha um trecho de uma prosa ou poesia, em chinês, para que os alunos lessem ao público. Ao final desta primeira etapa, cinco competidores foram eliminados, e 12 seguiram para a segunda fase.

A segunda rodada foi “Discurso Individual”, na qual os competidores preparam discursos sobre o tema do evento. Todas as falas, para receberem pontuação, deveriam estar em chinês. Após esta etapa, mais cinco estudantes foram eliminados, e pudemos conhecer os sete finalistas do evento.

A terceira e última etapa foi o “Show de Talentos”, onde cada competidor realizou uma apresentação artística para o público. Os alunos mostraram seus talentos com canto, demonstrações de luta, caligrafia, instrumentos musicais e outros. Por fim, três estudantes ocuparam o terceiro lugar, dois competidores ficaram em segundo lugar, e um aluno em primeiro lugar.

Os alunos que ocuparam a terceira posição foram: Samuel Nunes Sant’Anna (UFRGS), Tomás Simão Santiago (UFMG) e Bruno Oseas de Sousas Pacheco (Unicamp). Em segundo lugar ficaram os estudantes Heberton Eugênio de Oliveira Silva (UPE) e Amiris Rodrigues Barros (UNESP). O grande vencedor da competição foi Daniel Barbosa Carvalho Campos (UNESP) que representará o Brasil na fase internacional que ocorrerá na China, reunindo representantes de mais de 120 países.

A fase final da Ponte chinesa contou ainda com apresentações artísticas. Matheus Provin cantou uma famosa música tradicional da Mongólia, “Hóngyàn”. Também houve uma demonstração de Taiji - também conhecido como Tai Chi Chuan, uma famosa arte marcial chinesa -, apresentada pelo Centro Cultural Chinês do Professor Sérgio Queiróz.

Estiveram presentes para prestigiar o evento: Chen Peijie (Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo), Shi Zequn (Conselheiro de Educação da Embaixada da República Popular da China no Brasil), Rui Vicente Oppermann (reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Jane Tutikian (vice-reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

O júri da competição foi composto pelos dez diretores chineses dos Institutos Confúcio no Brasil. O evento foi organizado pela Hanban (organização responsável pelo ensino de Língua Chinesa a estrangeiros), pela matriz do Instituto Confúcio em Pequim, pela Embaixada Chinesa no Brasil e pelo Instituto Confúcio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Texto e foto enviados pelo Instituto Confúcio no Pará.