Uepa participa da Semana Lixo Zero Belém

Segundo a Zero Waste International Alliance (ZWIA), a produção global de resíduos é cada vez maior e pensar estratégias para a redução da produção de lixo e o consumo consciente se faz necessário para diminuir os impactos ambientais que o planeta tem sofrido no mundo contemporâneo. Esse é o objetivo da Semana Lixo Zero Belém, realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), uma organização da sociedade civil que representa nacionalmente a ZWIA. A Semana teve início no último dia 18 e segue até 27 de outubro. E, pela primeira vez, o evento contará com a parceria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do programa Uepa Ambiental, que desenvolverá ações a partir desta quarta-feira, 23, nas ruas Municipalidade, Djalma Dutra e José Piolocalizadas no bairro do Telégrafo, em Belém.

O intuito é sensibilizar a comunidade que está ao redor da Universidade para conscientizar e coibir o descarte ilegal de resíduos sólidos e criar uma metodologia de formação de agentes multiplicadores de educação ambiental na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vera Simplício, ambas situadas no bairro do Telégrafo, por meio de dinâmicas voltadas a temática de resíduos sólidos. “As atividades da Uepa na Semana Lixo Zero Belém consistirá em encontrar formas de motivar o cidadão a repensar o consumo no cotidiano e desenvolver o pensamento crítico com relação a gestão dos resíduos sólidos na comunidade do bairro do Telégrafo em relação aos descartes de lixo no quarteirão onde as escolas e a universidade estão inseridas”, declarou o engenheiro ambiental e coordenador do Uepa Ambiental, Hyago Souza.

De acordo com o ILZB, a Semana Lixo Zero será realizada em mais de 50 cidades brasileiras e, na capital Belém, a programação contará com palestras, visitas técnicas, oficinas, rodas de conversa, cineclubismo, ações de revitalização das vias públicas e atuações pautadas na temática da redução, gestão e descarte adequado de resíduos, corroborando, portanto, para a conscientização da comunidade paraense. O objetivo é funcionar como uma plataforma mobilizadora de instituições interessadas em conscientizar a comunidade no qual está inserida. No ano de 2018, a Semana Lixo Zero do ILZB teve a participação de dois países, 20 estados e 45 cidades e alcançou, aproximadamente, 150 mil pessoas no Brasil por meio de 1500 atividades durante o evento.

Confira a Programação Completa da participação da Uepa:

Dia 23.10

Atividade: Cine Tela Verde
Ministrantes: Macella Antônia Pinheiro Monteiro – Estudante de Eng. Ambiental (UEPA)
Júlia Gonzaga Silva da Silva – Estudante de Pedagogia (UEPA)
Local: Escola E.E.M. Vera Simplício. Horário: 14h

Dia 24.10

Atividade: Oficina de pintura artística para pneus e muros
Ministrante: Kewin Guimarães Machado – Estudante de Design (UEPA)
Local: Escola E.E.M. Vera Simplício. Horário: 14h às 17h

Dia 25.10

Atividade: Ação de revitalização das vias públicas (plantio de mudas e pintura de muros).
Local: Quarteirão das Escolas (Ruas Municipalidade, Djalma Dutra e José Pio), bairro Telégrafo. Horário: A partir das 09h ate às 17h.

Atividade: Ação de conscientização ambiental na comunidade do entorno.
Local: Quarteirão das Escolas (Ruas Municipalidade, Djalma Dutra e José Pio), bairro Telégrafo. Horário: A partir das 13h.

Atividade: Encerramento.
Carlos José Capela Bispo – Professor Coordenador (UEPA)
Hyago Elias Nascimento Souza – Coordenador UEPA Ambiental (UEPA)
Heber Cavalheiro – Embaixador Lixo Zero Belém (Instituto Lixo Zero)