Uepa promove ações solidárias de Natal

 
O natal é época de se juntar em volta da mesa, agradecer e festejar. É tempo de ajudar e demonstrar solidariedade ao próximo. Pensando nisso, alunos, servidores e professores de diversos campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizam ações solidárias para o fim de ano. 
 
O campus VIII, em Marabá, promoverá o Trote Social 2018 Uepa: Ação e Cidadania. Equipes serão formadas com o objetivo de arrecadar o maior número de itens (sapatos, roupas e brinquedos). Posteriormente, esses objetos serão trocados por uma “moeda social”. Cada equipe poderá distribuir essa moeda para comunidade ao redor. No dia 7 de dezembro, de 9h às 12h, no campus da Instituição, ocorrerá um bazar, no qual as pessoas que adquiriram essas moedas poderão trocar pelos itens que desejarem. “Essa ação já é um sucesso, ano passado foram reunidos 2.400 itens. O bazar surgiu com o intuito de envolver a comunidade acadêmica e a sociedade marabaense. A equipe  que maior arrecadar objetos, ganha certificado de menção honrosa, além do sentimento gratificante de ajudar solidariamente diversas famílias", disse a coordenadora do campus de Marabá, professora Danielle Monteiro. 
 
Já no próximo sábado, 8 de dezembro, os ingressos para o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) da Uepa poderão ser trocados por 1 kg de alimento não-perecível. As doações arrecadadas nas sessões de cúpula e visitações serão destinadas a Comunidade Santa Edwiges. Interessados devem chegar com antecedência às sessões, pois os ingressos são limitados.
 

O campus XX, em Castanhal, realizará o IV Natal Solidário no dia 13 de dezembro, de 8h às 11h. Servidores, alunos e docentes doarão brinquedos para mais de 100 crianças da comunidade Associação dos Pequenos Produtores 15 de maio. A programação terá brincadeiras, lanches e a entrega dos brinquedos arrecadados.  O evento ocorrerá na Associação, localizada na Rodovia Castanhal São Francisco.

 
Distribuição de brinquedos, presença do Papai Noel, atividades recreativas, sorteio de cesta básica contemplarão o Natal Solidário da Uepa, em Vigia. O evento ocorrerá no dia 13 de dezembro, de 8h às 12h. Nesse ano, a o campus XVII realiza uma parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco do Espiríto Santo, recebendo 160 alunos do colégio. 
 
O Centro Acadêmico de Medicina José Arrais (CAMJA) da Uepa também está se mobilizando para ajudar a população carente. A cada doação de 1kg de alimento não perecível, as camisas da Uepa, fabricadas pelos alunos do Camja, sairão por R$ 25 reais ou duas por R$ 20 cada. A promoção é válida até dia 14 de dezembro e todos os alimentos arrecadados serão destinados a uma comunidade no Aurá. "Acreditamos que é o dever do universitário, porque o conceito de universidade inclui esse papel social. Aprendemos ao longo do curso que promover saúde não é meramente medicar, é também gerar felicidade, alimentação para as pessoas. Você está cuidando de um ser humano”, disse uma das  integrantes do Camja, Ana Carolina Cabeça. 
 
Já os Centros Acadêmicos da Uepa do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) farão uma ação social para comunidade ao redor. No dia 15 de dezembro, de 8h às 13h, crianças de seis a doze anos poderão participar de diversas oficinas, recreação, show cultural, entrega de brinquedos. O evento será gratuito e ocorrerá no CCSE, localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro Telégrafo. As inscrições vão até o dia 14 de dezembro.
 
 
Serviço:
 
Campanha de Natal Solidário 
Data: 8 de dezembro
Hora: 15h às 17h30
Local: Rod. Augusto Montenegro, s/n, ao lado da Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho)
 
Trote Social 2018 Uepa: Ação e Cidadania
Data: 7 de dezembro 
Hora: 9h às 12h 
Local: Campus VIII, localizado na avenida Hiléia, s/n – Agrópoles do Incra - Amapá 
 
IV Natal Solidário - Castanhal
Data: 13 de dezembro
Hora: 8h às 11h
Local:Associação dos Pequenos Produtores 15 de maio, localizada na Rodovia Castanhal São Francisco
 
Natal Solidário- Vigia 
Data: 13 de dezembro
Hora: 8h às 12h
Local: Campus XVII, localizado na Rodovia PA – 140, Km 0 - Praça do Manta – Amparo 
 
Ação Camja
Data: Doações podem ser feitas até 14 de dezembro
Local: Campus II, localizado na Travessa Perebebuí, 2623 - Marco 
Para mais informações: (91) 991705151
 
Natal Solidário dos Centros Acadêmicos- CCSE
Data: 15 de dezembro
Hora: 8h às 13h
Local: Campus I, localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro Telégrafo
Para mais informações: (91) 98271-7200/ (91) 98841-3565.
 
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Mácio Ferreira