Uepa sedia etapa Norte do V Intermed

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) sedia entre 20 e 23 de abril a etapa Norte do V Intermed Norte Belém, competição entre as faculdades de medicina da região Norte, Maranhão e Piauí. A Associação Acadêmica Atlética de Medicina da Uepa Búfalos da Medicina será a responsável por organizar a competição, que reunirá times de onze modalidades esportivas, formados por alunos de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) da região. Os jogos ocorrerão nos campi II e III da Uepa, com entrada gratuita para a torcida.

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e o campus de Educação Física da Uepa receberão a primeira etapa da competição, que terá atividades nas modalidades individuais: Natação, Peteca, Sinuca, Truco, Poker e Tênis de Mesa, feminino e masculino, com uma equipe por faculdade, exceto no Poker.

Já nas modalidades coletivas o evento terá Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, feminino e masculino. O Futebol Society terá disputa apenas no masculino. O evento conta com a participação de 22 faculdades de Medicina, sendo sete da primeira divisão, seis da segunda divisão e o restante como convidadas, a fim de preencher os requisitos obrigatórios para adentrar a segunda divisão. Apenas obtendo o titulo de campeã desta etapa, a atletica subira à primeira divisao.

O Intermed busca promover a interação entre os acadêmicos de diferentes IES que, em comum, comungam o amor pela medicina e pela pratica esportiva dentro de suas respectivas atléticas representantes. Além do incentivo ao esporte, o evento conta com a disputa das apresentação de bateria como forma de incitar/encorajar a arte, entretendo os diferentes públicos e impulsionando uma maior credibilidade ao evento - que ganha cada vez mais adesão e visibilidade. A Uepa será representada na competição pela Associação Atlética Búfalos da Medicina, de Belém; a Associação Atlética de Medicina Brutamed, de Santarém; e a Associação Atlética Águias da Medicina, de Marabá.

A história da AAAMUEPA Búfalos da Medicina iniciou em 2013, sempre honrando seu símbolo – a figura do búfalos - e representando a Atlética e o Pará com muita raça e amor por onde passa. Constantemente em busca de títulos e nunca fora dos pódios, a Búfalos foi campeã da divisão de acesso (segunda divisão) em 2014; campeã do Intermed PA/vice-campeã do Inter NO/ vice-campeã da bateria Inter NO em 2015; atual campeã do Intermed NO (2016); e em 2017 assumiu mais um compromisso: organizar o maior e melhor Intermed Norte de todos os tempos, ao mesmo tempo em que luta pelo Bicampeonato. A disputa esportiva universitária, além da rica mistura de ritmos paraenses nas batidas musicais da bateria da Atlética serão seu combustível por mais títulos.

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely