Vaga para coordenador de Pedagogia Bilíngue recebe inscrições no dia 11

Estão abertas as inscrições para a bolsa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para o cargo de coordenador do curso de Pedagogia Bilíngue EaD da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A vaga foi ofertada por meio do edital Nº 02/2019 e possui remuneração de R$ 1.100,00 (mil e cem reais) mensais pelo período máximo de 48 meses, sendo restrita aos servidores da Instituição. As inscrições serão realizadas exclusivametne no dia 11 de fevereiro, das 09 às 18h (horário de Brasília), de forma online e gratuita.

O cargo de coordenador desempenha funções pedagógicas e administrativas, desenvolvendo uma relação com o corpo universitário de forma online e presencial. Para ocupar a função, é necessário ser graduado e ter experiência mínima de um ano de Magistério na Educação Básica ou na Educação Superior. O candidato também deve ser fluente na Língua Brasileira de Sinais (Libras), possuir experiência com educação especial e ter disponível para uso conexão com a internet, webcam, microfone e conta na aplicação eletrônica Skype. Além disso, ter domínio do uso de computadores, mídias e tecnologias virtuais e redes sociais.

Para a inscrição, é necessário preencher o formulário presente no edital e anexar as cópias digitalizadas do documento de identificação oficial com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Currículo Lattes atualizado com as devidas comprovações de formação acadêmica e experiência profissional.

O processo de seleção será realizado em três etapas: homologação das inscrições (eliminatória), análise de currículo (classificatória) e entrevista (eliminatória e classificatória). A divulgação do resultado preliminar será no dia 12 de fevereiro, acompanhado da solicitação de recursos nos dias 12 e 13. A entrevista é no dia 14, sucedida do resultado final no dia 15 de fevereiro. Todos os resultados serão divulgados no site do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Para mais informações, acesse o edital.

O Curso

O Curso de Graduação em Pedagogia Bilíngue EaD da Uepa é o único do estado que integra o Ines. Além disso, objetiva formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue através do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa. Almeja também construir a interculturalidade na modalidade online, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão de espaços educativos formais e não formais.

Na Uepa, o curso possui 13 tutores que acompanham os alunos de forma virtual e presencial através de encontros na Universidade e webconferências. O ambiente online de aprendizado foi projetado e construído por pessoas surdas e ouvintes buscando a acessibilidade e conforto. Caso o aluno não tenha computador ou internet de qualidade e esteja matriculado na graduação de Pedagogia Bilíngue, ele tem livre acesso à Sala Revoluti - a sala do futuro do CCSE, desenvolvida para ser acessível à qualquer tipo de pessoa ou situação. A sala possibilita a mudança de layout de acordo com a ocasião, contando com 30 computadores, data show e televisão.

Texto: Olivia Varela/ Ascom CCSE

Foto: Fernanda Martins/ Ascom CCSE e Nailana Thiely