Vice-reitor da Uepa lança livro chamado "Geografia da Violência" na Livraria da Fox

O livro "Geografia da Violência: produção do espaço, território e segurança pública" será lançado dia 05 de abril, sexta-feira, a partir das 19h na Livraria da Fox. A obra é composta por artigos acadêmicos organizados pelos professores Clay Anderson Nunes Chagas, Marcelle Peres da Silva e Denise Carla de Melo Vieira e é resultado de anos de estudos, vinculados aos grupos de Pesquisa: Ordenamento Territorial, Espaço Urbano e Violência na Amazônia, pertencentes a Universidade do Estado do Pará e do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/UFPA).

Os artigos são resultados de pesquisas, sobretudo, dos projetos: a) Território, Produção do Espaço e Violência Urbana: Uma leitura geográfica da criminalidade nos bairros do Jurunas, Terra Firme e Guamá, atrelado a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará – PROPESP/UEPA, b) Território, Produção do Espaço e Violência Urbana: Uma leitura geográfica da criminalidade na Região Metropolitana de Belém, junto a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará – PROPESP/UFPA.

Além do projeto de extensão: Atlas Geográfico Criminal da Região Metropolitana de Belém, vinculado à Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará – PROEX/UFPA. Além dos projetos de pesquisas e extensão, este livro contou com artigos dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP), ambos da Universidade Federal do Pará. Também foram inclusos dois artigos sobre a temática da Geografia da Violência e do Crime do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O livro funciona como um observatório acadêmico da violência urbana que poderá embasar a criação de políticas públicas para a área da segurança no Estado. Nesse sentido, a elaboração dos artigos dos bairros das cidades de Belém, Ananindeua e Castanhal contaram com a base de dados fornecida pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará (SEGUP), que foi essencial para o desenvolvimento da pesquisa. É importante ressaltar que essa Secretaria sempre esteve a disposição para contribuir com a produção do conhecimento sobre a temática da violência e da criminalidade.

SOBRE OS ORGANIZADORES
Clay Anderson Nunes Chagas

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2002) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Vice Reitor da Universidade do Estado do Pará, participa do Programa de Pós Graduação em Geografia e do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade do Estado do Pará atuando no curso de graduação em Geografia. Professor Colaborador no Instituto de Ensino em Segurança Pública e Defesa Social do Estado Pará e Professor Colaborador da Universidade de Cabo Verde no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública. É associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Denise Carla Melo Vieira

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente mestranda em Geografia pela UFPA. Bolsista CNPQ. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia Econômica, voltando-se principalmente para estudos relacionados a: violência urbana, desenvolvimento urbano, desigualdade socioespacial, urbanização.

Marcelle Peres da Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (2016). Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará - PPGEO/UFPA (2018). É pesquisadora integrante do Grupo Acadêmico sobre Produção do espaço, dinâmicas territoriais e geoinformação: geografia e violência no estado do Pará e do Grupo Acadêmico Pesquisas sobre Espaço, Desigualdade e Desenvolvimento - GEPED. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, território, produção do espaço urbano, desigualdades socioespaciais e geoinformação.

SERVIÇO

Lançamento do Livro "Geografia da Violência: produção do espaço, território e segurança pública"

Local: Livraria da Fox – Tv. Dr. Moraes, 584

Data/Hora: 05/04/2019 às 19h