Vigia promoveu V Encontro de Estudantes de Letras

Com o tema ‘Vigilenga e Memórias: um Velejar por Saberes Linguísticos e Literários’, o V Encontro Vigiense dos Estudantes de Letras (Evel) foi realizado entre os dias 16 e 18 de maio, no Campus XVII. O evento buscou abordar a importância do conhecimento da língua para a compreensão histórica, identitária, ideológica, política e cultural do município.

A programação incluiu mesas e palestras com a cidade de Vigia como tema central do evento. “O município tem uma cultura tão rica tanto no âmbito literário quanto no linguístico. Buscamos valorizar escritores, poetas e músicas”, explicou Karen Manuelle Barbosa, estudante do terceiro ano de Letras.

A mesa de abertura foi formada pela coordenação do Campus XVII. O professor José Ildone é escritor de obras sobre a cultura vigiense. Ele proferiu a palestra “Vigivelando a literatura e a história, engrandecemos nossa viagem pela memória”. O evento contou ainda com a palestra do professor Mário Tito que abordou a dimensão religiosa. A questão da estilística também foi tema discutido na programação. A professora Jaqueline Reis contextualizou a temática na Amazônia. Egressos da Uepa também trouxeram trabalhos realizados ainda na graduação sob orientação da professora homenageada, Carmem Leal, em memória da educadora vigiense.

Karen ressaltou a importância de se discutir esses saberes. “É comum o profissional da língua, enquanto pesquisador se interessar por línguas de outras regiões, esquecendo-se de de focar na nossa própria língua materna, do nosso convívio. Esse pode ser o caminho mais fácil, e às vezes, o mais proveitoso”, concluiu.

Texto: Dayane Baía com informações da organização do evento