Violência contra mulher é tema de Roda de Conversa

 

O Brasil apresenta um caso de estupro notificado a cada 11 minutos, de acordo com o 9º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2014. Com o intuito de debater o assunto, a pró-reitoria de graduação (Prograd) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai promover no próximo dia 14 de dezembro uma roda de conversa com o tema Violência contra mulher: múltiplos olhares, a partir das 14h no Auditório da Reitoria.

A atividade faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e objetiva reunir a comunidade acadêmica, bem como colaboradores especialistas no combate à violência contra a mulher objetivando consolidá- la enquanto problema público de modo a possibilitar a reflexão, intervenção e enfrentamento da mesma.

Ao menos sete mulheres morrem todos os dias vítimas de violência no Brasil, estatística que coloca o País em quinto lugar no ranking entre os que mais cometem feminicídio no mundo, sendo que namorados e maridos são responsáveis por 50,7% das agressões, segundo o Mapa da Violência de 2015. A violência contra a mulher é um fenômeno perverso, produto das desigualdades entre os gêneros. As relações desiguais entre homens e mulheres refletem as algemas da cultura patriarcal que defende a submissão do sexo feminino perante o masculino, daí a emergência da discussão sobre a violência doméstica como questão de gênero.

Os interessados em participar podem realizar a inscrição gratuita neste endereço eletrônico.

Para conferir a programação completa e os temas discutidos clique aqui.

 

Texto: Rachel Oliveira

Foto: Carlos Sodré/ Ag. Pará

Tags: