Workshop gratuito de sensoriamento remoto está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Workshop Ferramentas de Sensoriamento Remoto para Análise Ambiental em Zonas Costeiras. O evento será realizado nesta segunda-feira, 24 de setembro, a partir das 15h, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os interessados devem preencher o formulário online de inscrição ou  solicitá-lo pelo e-mail nupad.geo@gmail.com.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 11h de segunda-feira (24) ou até o preenchimento de todas as vagas. O evento é indicado aos profissionais e pesquisadores das áreas da cartografia, geografia, mapeamento e análises ambientais, engenharias e áreas ambientais afins. A participação garante a certificação de carga horária de quatro horas.

Os professores doutores convidados para o Workshop são: Norma Ely Beltrão, coordenadora do Núcleo de Pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional (Nupad) da Uepa; Ulisses Silva Guimarães, analista em Ciências e Tecnologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam); Cláudio Szlafztein, pesquisador do Núcleo de Meio Ambiente (Numa) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Ana Cláudia Teodoro, professora do departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O evento é promovido e realizado pelo Nupad em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Uepa.

Sensoriamento Remoto

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de agosto de 2016 a julho de 2017, tem-se o registro de 6.624 km² de áreas desmatadas na Amazônia. O número indica a redução de 16% de floresta derrubada em relação aos dados do ano anterior. Esse valor é possível de ser mensurado por meio do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES). A tecnologia utiliza imagens via satélite para monitorar áreas remotas e de difícil acesso.

Este foi apenas um exemplo de como utilizar o sensoriamento remoto para coletar dados da superfície terrestre, sem a necessidade de um contato direto. O sensoriamento remoto, também identificado como detenção remota, possibilita ao pesquisador obter informações sobre objetos, áreas e fenômenos na superfície terrestre, com o uso de sensores distantes. Para isso se utiliza de satélites, aviões, entre outras tecnologias.

Serviço:

Data: 24/09/2018 (segunda-feira)
Hora: a partir das 15h
Local: Auditório do CCNT. Endereço: Travessa Eneas Pinheiro, entre Avenida João Paulo II e Perimetral, bairro do Marco, Belém.
Mais informações: nupad.geo@gmail.com ou https://goo.gl/qPPgAA

Texto: Renata Paes

Foto: IPAN