Revista IJHE abre chamada para submissão de artigos

 

A Revista Interdisciplinary Journal of Health Education (IJHE), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu chamada para submissão de artigos para a edição 2017. Os interessados podem enviar seus trabalhos inéditos, prioritariamente resultados de pesquisa, até o dia 15 de agosto, por meio do endereço eletrônico https://ijhe.emnuvens.com.br/ijhe/index

Os temas a serem abordados são ensino de ética, cidadania e humanização nos ambientes da saúde; ensino voltado para o sistema de saúde público; o ensino na rede do SUS; ensino em espaços não formais, como hospitais, unidades de saúde, escola, comunidade, museus dentre outros; práticas pedagógicas para melhorar a educação continuada dos profissionais da saúde; estratégias educacionais baseadas em problemas (Problem-basedlearning -PBL) e em equipes (team-basedlearning -TBL), ensino baseado em simulação, problematização e ensino baseado em projetos, competências ou mentoria.

A publicação ainda divulga informações sobre tecnologias no ensino, como educação à distância (EaD), telessaúde, bases de dados, bibliotecas virtuais, repositórios e produtos educacionais. Trata também da importância do processo de ensino e aprendizagem para a formação na graduação, residência médica, multiprofissional e pós-graduação.

De acordo com o editor da revista, Robson José de Souza Domingues, o periódico, lançado em 2016, foi pensado com vistas em indexadores internacionais. Por esse motivo aceita artigos em português e em inglês e a diagramação é baseada em tendências mundiais. “A revista recebeu classificação B2 pelo Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que demonstra ser um veículo de credibilidade”, afirmou.

O diferencial da revista é o foco na formação de recursos humanos com vistas ao fortalecimento da pesquisa em Ensino e à docência universitária na área da saúde. Os conteúdos publicados são direcionados a alunos, docentes, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior bem como para interessados em serviços de atenção e gestão em saúde que possuam o ensino e a pesquisa como importantes vertentes para se alcançar a excelência em suas ações.

Texto: Dayane Baía com informações da IJHE

Foto: Divulgação IJHE

Tags: