Reunião discute parcerias na gestão do Ambulatório Médico Especializado

 

Ontem, dia 21, ocorreu uma reunião entre a reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) com o Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) para discutir parcerias que aproximem a instituição acadêmica das políticas públicas para desenvolver ações para contribuir com a resolução de problemas da comunidade paraense.

 

A reunião destacou um compromisso da Uepa com a OES abrindo um espaço muito importante para implantação e execução das áreas de ensino e pesquisa dentro do Ambulatório Médico Especializado (AME). "Isso trás um ganho significativo dada a oportunidade em tempo real de discutir os problemas que estão acontecendo na saúde pública do Estado, uma vez que vamos ter um trânsito muito grande de pessoas circulando nesse ambulatório" afirmou Rubens Cardoso, Reitor da Universidade do Estado do Pará.

 

Um dos benefícios da reunião além do uso do ambulatório por meio da instituição acadêmica, haverá a possibilidade de utilizar materiais, recursos e equipamentos que não estão disponíveis no centro do campus da Uepa, trazendo uma vantagem temporal por colocar os discentes em proximidade com a realidade da população e, assim, contribuir para a solução de mazelas que afligem a saúde da população. "Acreditamos que essa parceria poderá melhorar a área assistencial para população, porque eles poderão se beneficiar do conhecimento dos professores da Uepa para o indivíduo que é dependente do SUS" comentou o Diretor-Presidente do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSA) e, também, administrador do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

 

A construção do prédio do ambulatório e o gerenciamento do espaço por meio do auxílio dos parceiros da Uepa possibilita novos caminhos para a instituição, portanto, gerando, dessa forma, uma atuação mais imersiva e consistente. "Nós vimos que essa é a melhor forma administrativa de realmente as coisas começarem a funcionar" ponderou a Prof. Vera Palácios que é a Diretora do CCBS.

 

Texto: Daniel Leite

Fotos: Nailana Thiely