Semana de Tecnologia estimula integração entre os participantes

 

O Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou nesta segunda-feira, 27, o início das atividades da VII Semana de Tecnologia (Setec) com uma programação que vai até 31 de maio. O evento escolheu como tema central “Universidade, Mercado e Sociedade”, com o objetivo de fomentar um debate interdisciplinar, a partir dos novos modelos atuais de gestão, negócio, tecnologia, educação e criatividade.

A programação do primeiro dia contou com uma mesa de acolhimento aos participantes, formada pelo reitor Rubens Cardoso; pelos pró-reitores de Gestão e Planejamento e Extensão, respectivamente, Carlos Capela e Alba Raithy; pela diretora do CCNT, Eliane de Castro Coutinho; e pelo representante dos centros acadêmicos, Bruno Santos. Para falar sobre o tema central do evento, a Semana reuniu na Conferência de Abertura, o presidente da Holística Consultoria, Empresa Júnior de Engenharia e Tecnologia da UepaMatheus Tavares; o coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) da Universidade, professor Antônio Batista; e o pesquisador do Instituto Evandro Chagas, Bruno Carneiro. O trio abordou temáticas sobre empreendedorismoconectividade frente aos desafios e oportunidades do Estado do Pará, e um case sobre pesquisa na área ambiental.

Boas práticas voltadas à preservação do meio ambiente desenvolvidas na Uepa também estiveram entre os assuntos abordados no primeiro dia da Semana, com a exposição sobre o Programa Institucional “Uepa Ambiental”, feita pelo coordenador do Programa e engenheiro ambiental, Hyago Souza.

A VII Setec é um evento institucional caracterizado como um espaço de integração que reúne as principais atividades científicas desenvolvidas na graduação e na pós-graduação, além de oferecer conferências, palestras, oficinas e minicursos que contribuem para a formação acadêmica dos discentes e outros interessados. “Somos um local de conhecimento e de saber, portanto, é importante investir e estimular os universitários para que possamos integrar o que é produzido na Uepa com a sociedade”, comentou o reitor Rubens Cardoso.

No mundo contemporâneo, nunca se falou tanto em inovações no contexto pedagógico em função das transformações proporcionadas pelo surgimento de novos recursos tecnológicos que estão mudando a sociedade. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) já são uma realidade mundial que precisa ser adaptada aos espaços brasileiros de educação. Pensando nisso, encontra-se a necessidade de eventos e instituições que fomentem o uso das TICs como ferramentas para a evolução da educação no país. A iniciativa da Uepa com a VII Setec está ligada a essas diretrizes de desenvolver programas e atuações que promovam o debate entre tecnologia e educação superior.

 “A ideia é desenvolver um evento que possa proporcionar um lugar para a troca de experiências e que consiga abranger as necessidades atuais da educação de nível superior para poder criar um diálogo interdisciplinar entre a Uepa, a sociedade e o mercado de trabalho”, afirmou o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela.

A VII Semana de Tecnologia tem como marco a proposta de ser um evento de integração entre todos os cursos do CCNT. A programação foi montada a partir da perspectiva de não atender apenas o público dos cursos de engenharia, mas também, oferecer conteúdos que possam ser aproveitados por outras graduações da Uepa e de outras instituições, propiciando dessa forma mais interlocução e interdisciplinaridade entre estudantes, professores, funcionários e a comunidade em geral, por meio da oferta de um conjunto amplo de atividades, como palestras, oficinas e mesas redondas. “A Semana de Tecnologia é uma atividade integradora, pois envolve diversos cursos de graduação tanto da área de tecnologia quanto de outros setores, onde nós, discentes podemos visualizar questões e caminhos a serem tomados referentes à tecnologia, educação e mercado de trabalho”, ponderou a graduanda em Engenharia Ambiental, Luciana Aian.

Programação completa aqui

Texto: Daniel Leite Jr

Fotos: Nailana Thiely