Professores da Uepa e da UQAM lançam livro em francês

 
O livro Natureza e Sociedades – Estudos Interdisciplinares sobre Ambiente, Cultura e Religião na Amazônia, organizado por professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM), agora está disponível em francês. Os interessados em adquirir esta versão do livro podem encontrá-lo no endereço http://www.editions-harmattan.fr/.
 
A obra, lançada em 2016 no Brasil, é resultado de uma cooperação científica entre os Programas de Pós-Graduação da Uepa (Mestrado em Ciências da Religião e em Ciências Ambientais) e da UQAM. Nesse intercâmbio científico e cultural foram realizadas aulas, pesquisas, palestras, e atividades de campo, que percorreram rios e comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas da Amazônia.
 
Essas experiências e práticas foram vividas durante os estudos de campo, em 2015, e deram origem aos artigos científicos que compõem o livro. Os textos registram e analisam as múltiplas relações entre ecossistemas e os grupos humanos que povoam Amazônia brasileira. A obra tem uma abordagem multidisciplinar e explica ainda as diferentes maneiras pelas quais as sociedades locais pensam sua relação com o meio ambiente e desenvolvem conhecimento relacionado às suas identidades.
 
Um dos pesquisadores da Uepa e organizador da publicação, Manoel Moraes,conta contra que a obra representa o fortalecimento da cooperação científica entre as duas Universidades. "É o reconhecimento de alta produção cientifica feita no interior da Uepa na área de Ciências Humanas e que agora tem repercussão também na Europa", afirma. O professor do Mestrado em Ciências da Religião adianta ainda que essas atividades de pesquisa terão continuidade em 2019, com a vinda de alunos de mestrado e doutorado à Belém. A proposta é que surjam outras publicações, a partir deste convênio.
 
Flavia Lucas, curadora do Herbário Marlene Freitas da Silva, da Uepa, também organizou o livro e escreveu o artigo Panorama dos estudos etnobotânicos na Amazônia - Caminhos para reflexão. Para ela, a experiência foi rica pela oportunidade de receber estudantes de outro país para conhecer ecossistemas amazônicos e dar origem a uma publicação conjunta. "Nós coletamos dados de pesquisadores da Amazônia, de outras regiões do Brasil e dos nossos próprios trabalhos em comunidade. O que nós queríamos era verificar as perspectivas e o que estava dando certo e errado nesses estudos com plantas, pessoas e cultura. Criamos três perguntas ('Como os recursos estão sendo coletados e inventariados?'; 'Que diálogo nós estamos tendo com a comunidade?'; e 'Como as comunidades lidam com o ecossistema, biodiversidade e como nós estamos atuando nisso?'), e esse artigo, que é o primeiro capítulo, vem buscar essas insatisfações como muito do que temos observados nos estudos etnobotânicos", pontuou. 
 
Também fizeram parte da organização do livro os professores da UQAM, Laurent Jérôme e Nicolas Boissière. A  versão em francês é a 16ª obra da Coleção Investigations D´Anthropologie propestive, da Academia-L´Harmattan s.a. Está registrada com ISBN – 978-2-8061-0383-3. Já a versão em português está disponível nas salas do Herbário e do Mestrado em Ciências da Religião da Uepa, localizada no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I da Universidade (Travessa Djalma Dutra, s/n - Telégrafo).
 
Texto: Ize Sena