Instituto Confúcio seleciona para Ponte Chinesa 2019

 
A 3ª Competição de Proficiência em Língua e Cultura Chinesa do Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará (Uepa) ocorrerá no dia 12 de abril, às 9h30, no auditório da Reitoria da Instituição, localizado na rua do Una, nº 156, bairro Telégrafo. Essa disputa faz parte da primeira etapa da Chinese Bridge (Ponte Chinesa) 2019 - uma competição entre estudantes de todo o mundo sobre a cultura chinesa.
 
Nesta fase local, os candidatos terão que fazer um discurso em chinês e depois uma apresentação artística (cantar, dançar, atuar, etc). O selecionado irá para São Paulo, com passagem custeada pelo Instituto, para disputar a etapa nacional, em que os participantes de todo o país competem por uma vaga na final que ocorrerá na China e reunirá os vencedores nacionais, que disputarão o prêmio de grande campeão.
 
A viagem para China é custeada pela Ponte Chinesa e o ganhador receberá uma premiação em dinheiro, além da experiência e reconhecimento. O vencedor ganha também uma bolsa de estudos na China. 
 
“Os alunos são mais motivados a estudar o Mandarim ao participarem da competição, além de terem a oportunidade de melhorar a oralidade. Aprender mais da cultura chinesa, a literatura também. É uma experiência única”, disse o diretor do Instituto Confúcio, Antônio Carlos Silva.
 
Texto: Letícia Aleixo
 
Foto: Nailana Thiely