CCSE

 

 

Licenciatura Plena em:

Pedagogia

O Curso de Pedagogia se propõe à formação de profissionais que atuarão na docência em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, bem como em gestão escolar. O Curso forma o educador com uma visão ampliada do processo político pedagógico, compreendendo-o nas dimensões histórica, filosófica, tecnológica, política, cultural e estética; comprometido com as questões da época e da região, articulando-as com o mundo, capaz de intervir como propositor na sociedade em que vive; além de propor um profissional ético, produtor de conhecimentos para a formação de cidadãos críticos, criativos e atuantes na comunidade e no país.

Desenho Curricular

Coordenação: Maria Célia Virgolino Pinto
Telefone: (91) 4009-9548

Ciências da Religião

O Curso objetiva formar profissionais com habilitação em Licenciatura Plena em Ciências da Religião, para exercerem, com a devida competência, a docência e a pesquisa, face à realidade do fenômeno religioso e suas múltiplas relações econômicas, políticas, sociais e culturais. O egresso do curso poderá atuar como docente de Ensino Religioso no Ensino Fundamental (5ª a 8ª série/ciclo III e IV) em instituições públicas e privadas; entidades de caráter comunitário, filantrópico e religioso e agências de desenvolvimento social (ONGs, Centros de capacitação, entre outras) como assessor no desenvolvimento de projetos e cursos de formação na área das ciências da religião e assessor em instituições de ensino.

Desenho Curricular

Coordenação: Taíssa Tavernard de Luca
Telefone: (91) 4009-9522

Ciências Naturais - Química, Biologia e Física

O Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais têm por objetivo formar professores para suprir as necessidades de ensinar Ciências, Biologia, Física e Química nos ensinos fundamental e médio da educação básica do sistema brasileiro de educação. O profissional pode atuar também como coordenador de cursos de Ciências, Biologia, Física ou Química; técnico em sua área junto a entidades públicas e privadas de planejamento e desenvolvimento social. Seus locais de trabalho serão instituições de ensino, Secretarias de Educação e de Planejamento e Agências de Desenvolvimento Social.

Desenho Curricular

Coordenação: João Paulo Passos
Telefone: (91) 4009-9511

Letras - Língua Portuguesa

Os profissionais com licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa estarão qualificados para atuar no Ensino de Educação Básica, com capacidade de analisar, descrever e explicar, sincrônica e diacronicamente, a estrutura e o funcionamento da Língua Portuguesa, analisada por diferentes teorias que fundamentam as investigações da língua e da linguagem, operando como professor, pesquisador e consultor das diferentes manifestações linguísticas dos dialetos culto e popular. O profissional também viverá experiências com o uso estético da linguagem, ajudando a formar, através da literatura, o gosto pelas obras de arte de boa qualidade. O profissional pode atuar como planejador, executor e avaliador de ações educacionais em escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio. Poderá, também, atuar como redator, editor e revisor de textos em jornais, revistas ou em instituições públicas e particulares e, ainda, como consultor cultural.

Desenho Curricular

Coordenação: Socorro Cardoso
Telefone: (91) 4009-9533

Letras - Língua Inglesa

Os profissionais com licenciatura plena em Letras - Língua Inglesa estão qualificados para atuar nas manifestações orais e escritas da referida língua e suas literaturas, com ênfase na competência comunicativa, reflexão analítica e crítica da linguagem enquanto fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico. Além disso, estarão aptos a conhecer criticamente as teorias que fundamentam os estudos linguísticos, literários e culturais; a ter competência técnica atualizada para o exercício eficiente do fazer docente, no que tange ao domínio dos conteúdos básicos, bem como dos métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transposição de tais conteúdos para os diferentes níveis de ensino e a perceber os diferentes contextos inter e multiculturais. Os profissionais dessa área podem atuar como professores, pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de texto, roteiristas, secretários e assessores.

Desenho Curricular

Novo Desenho Curricular

Coordenação: Jessileia Eiró
Telefone: (91) 4009-9533

Letras - Língua Brasilieira de Sinais (Libras)

Os profissionais com licenciatura plena em Letras - Língua Brasileira de Sinais (Libras) estão qualificados para atuar no ensino de Libras como primeira (L1) e segunda língua (L2) nas escolas de Educação Básica, com capacidade de analisar e vivenciar a educação multicultural, a partir de uma compreensão pluralista da realidade sociocultural, além de promover orientações curriculares sob a metodologia de ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos com metodologia de segunda língua (L2). O profissional pode atuar como professor em escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio; em instituições especializadas; em secretarias de educação; com atendimento educacional especializado; e em instituições superiores de educação. Poderá, também, atuar como pesquisador na área da Educação de Surdos, em institutos de pesquisas e atendimento as pessoas com necessidades educativas especiais. 

Desenho Curricular

Coordenação: Rita Bentes
Telefone: (91) 4009-9512

Ciências Sociais

O Curso de Ciências Sociais se propõe à formação de profissionais que terão competências e habilidades específicas para atuar na licenciatura na área das ciências sociais, mais especificamente para lecionar Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Entre as características do profissional estão: a compreensão dos processos de sociabilidade, de ensino e aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto econômico, cultural, político e social; a capacidade de fazer relação entre os conteúdos básico das áreas de sociologia, antropologia e ciência política que serão objeto de ensino com os fatos da realidade social e da trajetória de vida dos alunos; além de planejar, realizar e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, utilizando os conhecimentos das ciências sociais, das temáticas transversais e dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar.

Desenho Curricular

Coordenação: Mário Brasil Xavier

Matemática

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática objetiva formar profissionais para o desempenho docente do ensino da Matemática para atender à demanda do sistema educacional do Estado, por meio do domínio de conteúdos e metodologias específicas, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilitando esse futuro profissional a incorporar novos significados da vida e a interpretar sua realidade como agente de transformação. O Licenciado em Matemática pode atuar em escolas da Rede Pública ou Privada que ofereçam o Ensino Fundamental e Médio; como consultor ou assessor na construção, desenvolvimento e avaliação de projetos de cursos para profissionais, na área de sua competência, seja em entidades públicas ou privadas.

Desenho Curricular

Coordenação: Acilena Coelho Costa
Telefone: (91) 4009-9508

Música

O Curso de Licenciatura Plena em Música forma professores, com competência e habilidades para ensinar música. O perfil da graduação tem como referencial a formação de profissionais, que compreendam as múltiplas determinações socioculturais atuantes sobre o processo pedagógico-musical. O licenciado atuará como produtor de conhecimentos numa visão crítico-reflexiva, em que o hábito e a habilidade de pesquisa sejam desenvolvidos amplamente, concebendo-se o homem como sujeito de sua própria educação que, baseada na arte, permita a liberdade de pensar, sentir e expressar possibilitando o diálogo verdadeiro do indivíduo consigo e com o meio.

Desenho Curricular

Coordenação: Eliana Camara Cutrin 
Telefone: (91) 4009-9533

Geografia

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia se propõe à formação do profissional para atuar na docência da educação básica. O licenciado deve ser capaz de produzir novos conhecimentos no campo da educação tendo como foco principal de análise a realidade local e regional; além de compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia; e dominar e aprimorar as abordagens científicas e metodológicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico. O Curso de Licenciatura Plena em Geografia destina-se a formação do profissional docente para atuar no magistério da Educação Básica. 

Desenho Curricular

Coordenação: Aiala Colares
Telefone: (91) 4009-9505

Filosofia

O Curso de Licenciatura Plena em Filosofia se propõe à formação de profissionais para atuar em instituições educativas escolares e não-escolares, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional, a exemplo das assessorias, contribuindo para o debate interdisciplinar, por meio de consistente fundamentação filosófica e pedagógica. O licenciado pleno em Filosofia deve ser capaz de perceber e avaliar criticamente com clareza lógica e argumentativa os discursos filosóficos e a realidade social, bem como ser capaz de ensinar a Filosofia com recursos metodológicos. 

Desenho Curricular

Coordenação: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior
Telefone: (91) 4009-9560
 

História

O Curso de Licenciatura Plena em História propõe à formação de profissionais para atuar como professores da Educação Básica no ensino de História, assim como nas equipes de pesquisa, planejamento e execução de políticas públicas em museus, espaços culturais e da memória, abrangendo também a formação de pesquisadores para trabalhar com documentação arquivística e fontes históricas de diversas origens e dimensões. De acordo com os objetivos do Curso, o Licenciado em História deverá compreender e explicar os diferentes conceitos que formam as estruturas e as relações sócio históricas de uma dada realidade. O profissional pode atuar no magistério da Educação Básica em instituições escolares e não escolares; em museus, arquivos, espaços culturais e da memória; e também na consultoria e assessoria de empresas e agências especializadas.

Desenho Curricular

Novo Desenho Curricular

Coordenação: Venize Rodrigues
Telefone: (91) 4009-9504
 

Bacharelado em:

Secretariado Executivo Trilíngue

A organização curricular do Curso de Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue contempla conteúdos básicos, específicos e teóricos, com a devida interligação. Esses conteúdos tratam de estudos relacionados à Ciência Social, Ciência Jurídica, Comunicação, Tecnologia da Informação, Técnicas Secretariais e Gestão Empresarial, além de conteúdos relacionados às línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola. O graduado pode atuar como secretário executivo trilíngue em empresas e instituições nacionais e internacionais organizando processos de trabalho; assessorando processos administrativos; coordenando setores de trabalho; participando na elaboração de projetos e mediando relações entre empresa ou instituições e o público. Pode também atuar como profissional liberal, prestando serviços de assessoria e consultoria na área de comunicação em língua portuguesa (ou estrangeira) e outros relacionados à sua área de habilitação.

Desenho Curricular

Coordenação: Marcelo Correia
Telefone: (91) 4009-9536