Centro de Ciências Naturais e Tecnologia

 

Bacharelado em:

1) Design

O Curso de Design da Uepa objetiva formar designers aptos a desenvolver e gerenciar projetos integrados de sistemas de objetos e sistemas de comunicação, com ajustamento histórico, enfoque na cultura material e iconográfica, considerando os muitos aspectos que envolvem o usuário e o contexto socioeconômico e cultural onde esses sistemas serão produzidos e utilizados, além de responder as orientações gerais do Design tendo em vista as tendências mundiais.
 
 
Coordenação: Ana Paula Freitas
Telefone: (91) 3277 5933 / (91) 3131 1904
 

2) Relações Internacionais 

O curso de Relações Internacionais se apresenta de forma diferenciada já que o campo de estudo da área abre uma vasta possibilidade para seus profissionais, fornecendo subsídios para analisar o cenário mundial do ponto de vista político, econômico e social. O objetivo é preparar um profissional com uma consistente formação humanística, técnica, científica e analítica, apto a avaliar, de forma propositiva e qualificada, situações e problemas que envolvam relações econômicas, políticas, comerciais e culturais no mercado internacional, o qual sofre constante mudanças em nossa contemporaneidade, resultante de decisões que ultrapassam escalar nacionais. Por isso a necessidade de um profissional preparado para orientar indivíduos e instituições a se organizarem. Este profissional possui uma vasta capacidade de compreensão a respeito da cultura, hábitos e costumes dos diversos países ou grandes centros econômicos com quem se negocia. Há a possibilidade de atuar em áreas de meio ambiente, organizações não-governamentais, assessorias especializadas, serviço público e empresas privadas.
 
Coordenação: Milton Ribeiro 
Telefone: (91) 3214-6826 
 

Tecnologia em:

3) Comércio Exterior

O curso de Tecnologia em Comércio Exterior tem o propósito de formar profissionais com base em conhecimentos e visão amplos, para adaptarem-se ao contexto dinâmico do comércio internacional no mundo atual, suprindo adequadamente as necessidades de tal mercado, embasados nas particularidades de nossa região. Os egressos poderão trabalhar na esfera pública, em assessorias internacionais ou na execução de ações referentes ao intercâmbio nas áreas tecnológicas, econômicas e comerciais. Na esfera privada, há uma oferta de inúmeras oportunidades para os que desejam trabalhar em grandes, médias ou pequenas empresas para atuarem como especialistas de comércio exterior e finanças internacionais, especialmente no que abrange comércio de bens, serviços e transferência de tecnologia. Há ainda a possibilidade de atuar como Gestor de Sistemas de Informação de Comércio Exterior; Indústrias; Bancos; Tradding Companies; Empresas de Transportes. 
 
Coordenação: Aline Ferreira
Telefone: (91) 3131-1915
 

Graduação em:

4) Tecnologia de Alimentos

O Curso de Tecnologia de Alimentos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) apresenta uma proposta inovadora para o desenvolvimento das cadeias produtivas frutícolas, do leite, de carnes, tubérculos, mel e pescado. Contribui na formação de profissionais qualificados para atuar em diferentes seguimentos do setor alimentício, incentivando o desenvolvimento de produtos e tecnologias que agregam valores às matérias primas regionais, conferindo-lhes confiabilidade e competitividade desejada.

O mercado para o profissional formado em Tecnologia de Alimentos é crescente e promissor. As áreas de atuação concentram-se em indústrias alimentícias de produtos de origem animal e vegetal; empresas de armazenamento e distribuição de alimentos; instituições de pesquisas científicas e tecnológicas; instituições de ensino que trabalhem na área de Tecnologia de Alimentos; empresas dedicadas à manipulação, entre outros.

Projeto Político - Pedagógico- 2012

Projeto Político - Pedagógico- 2017 

 

Coordenação: Luciane Brasil
Telefone: (91) 3276 9781 / (91) 3131 1902
Site: 
https://paginas.uepa.br/tec_alimentos/

5) Engenharia Ambiental e Sanitária

O Engenheiro Ambiental e Sanitarista estará capacitado para contribuir com a resolução de problemas ambientais e de acesso ao saneamento por meio da realização de análises, diagnósticos integrados, concepção e execução de projetos e avaliações técnicas, tecnológicas, socioeconômicas e de impactos ambientais. Para tanto, será proporcionado ao acadêmico meios para adquirir uma formação técnico-científica e profissional sólida e generalista, com capacidade para se especializar em qualquer área do campo da Engenharia Ambiental e Sanitária. O perfil desejado a este profissional é de que apresente um olhar clínico, possua habilidade para planejar ações relacionadas à gestão ambiental e saneamento, tanto para a região Amazônica como em qualquer outro local em que venha atuar profissionalmente, sendo capaz de atuar na identificação e solução de problemas.

Pretende-se que o egresso também seja capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, para tal, precisarão empregar o raciocínio reflexivo, crítico e criativo, respeitando o meio ambiente e atendendo às expectativas humanas e sociais e do direito ao acesso aos serviços de saneamento, no exercício das atividades profissionais. Essencialmente deverá adquirir um comportamento proativo e de independência no seu trabalho, atuando como empreendedor e como vetor de desenvolvimento tecnológico, não se restringindo apenas à sua formação técnica, mas a uma formação mais ampla, política, ética e moral, com uma visão holística e humanista de sua função social como Engenheiro Ambiental e Sanitarista.

Projeto Político - Pedagógico - Volume 1

Projeto Político - Pedagógico- Volume 2

 

Coordenação: Rodolfo Brito
Telefone: (91) 3276 4465 / (91) 3131 1905

6) Engenharia de Produção

O Curso de Engenharia de Produção dá subsídios ao profissional quanto ao desenvolvimento de conhecimentos voltados à administração de produção, atuação no segmento industrial, comercial ou de prestação de serviços. É desenvolvido a partir de nove grandes áreas: engenharia do produto, projeto de fábrica, processos produtivos, gerência da produção, qualidade, pesquisa operacional, engenharia do trabalho, estratégia e organizações e gestão econômica.

O Engenheiro de Produção atua no planejamento, desenvolvimento de projetos, avaliação e controle de sistemas de produção. Pode exercer essas qualificações em empresas produtoras de bens industriais e agroindustriais na área de serviços em geral, além de bancos, hotéis, hospitais, sistemas de transporte, entre outros.

Projeto Político - Pedagógico - 2002

 

Coordenação: Mariana Carneiro
Telefone: (91) 3131 1903

7) Engenharia Florestal

O Curso de Engenharia Florestal apresenta projeto pedagógico diferenciado e inovador. Além das competências tradicionais trabalhadas, o projeto procura diferenciar-se dos demais existentes na região, com a inserção de disciplinas de tecnologia da madeira e industrialização e processos industriais madeireiros que permitirão ao egresso uma visão mais ampla da cadeia produtiva florestal.

O Engenheiro Florestal formado pela Uepa possuirá, ao final de sua graduação, sólida formação científica que possibilite absorver e desenvolver tecnologia; capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos e gerenciais encontrados.

Projeto Político - Pedagógico 

Desenho Curricular

Coordenação: Seidel Ferreira dos Santos
Telefone: (91) 3131 1936
E-mail: eng.florestal@uepa.br

 

8) Engenharia de Software

A engenharia de software é a área da computação responsável pelo estabelecimento de técnicas e práticas para o desenvolvimento de software cobrindo uma ampla área de aplicações, tais como engenharia de software corporativo, sistemas e portais web, aplicações em dispositivos móveis e computação na nuvem. Software é elemento imprescindível no mundo contemporâneo. 

O Bacharel em Engenharia de Software contará com uma formação voltada para o desenvolvimento do raciocínio lógico e conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais computacionais que estimulam sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas voltados aos diversos setores da sociedade. 

Projeto Político - Pedagógico 

 
Coordenação: Wanderson Quinto

Telefone: (91) 3131 1919

9) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS)

O Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas objetiva formar profissionais com o perfil de Analista e Desenvolvedor de Sistemas que possam projetar e desenvolver software e aplicativos, além de desenvolver sistemas de informação e gestão de empresas. Oferece consistente base teórica e prática em informática, focada em Tecnologia de Informação, permitindo que os futuros profissionais possam desenvolver atividades voltadas para as áreas de administração de dados e de desenvolvimento de sistemas para a internet, dispositivos móveis e empreendedorismo.

Desenho Curricular

Coordenação: Wanderson Quinto
Telefone: (91) 3131 1919

 

10) Tecnologia em Gastronomia

A gastronomia é uma área de conhecimento que vem ganhando importância cada vez maior dentro da economia nacional e regional. A riqueza da culinária brasileira tem uma base bastante solidificada na cultura indígena, africana e europeia, sobretudo na portuguesa. Outro aspecto relevante a ser considerado, com grande potencial de desenvolvimento de pesquisa, é a biodiversidade existente no país com 90% da flora nativa ainda não explorada quanto ao seu potencial de inserção na alimentação. Os recentes investimentos de grandes redes de restaurantes e hotéis internacionais no Brasil estão tornando o segmento cada vez mais competitivo. Dessa forma as oportunidades de trabalho estão se ampliando e a busca por profissionais qualificados aumenta a cada dia. Desta forma, o curso de Tecnologia em Gastronomia tem por objetivo formar profissionais para atuar nas diversas áreas da gastronomia, como desenvolvimento e criação de pratos e cardápios, voltados para as necessidades culturais, sociais e logísticas, gerenciamento de negócios gastronômicos e capacitação humana na área de alimentos e bebidas.

O Tecnólogo em Gastronomia formado pela Universidade do Estado do Pará – UEPA será um profissional com capacidade e aptidão para compreender as questões éticas, científicas e técnicas relacionadas com o planejamento estratégico, a organização e a administração em restaurantes, bares, hotéis, hospitais, buffets, resorts, catering entre outros. Ao final de sua formação, o Tecnólogo terá conhecimento e visão ampla para reconhecer e reproduzir diferentes sabores gastronômicos existentes, criar e divulgar novos pratos com características próprias e conhecer as principais bebidas e coquetéis a serem degustados. Além disso, o egresso estará apto a assimilação de contínuas e novas informações emergentes do setor gastronômico regional, nacional e internacional e conhecimento básico para empreender, inovar e abrir seu próprio negócio.

Projeto Político-Pedagógico - Volume 1

Projeto Político- Pedagógico - Volume 2

Desenho Curricular
 

Coordenação: Vanderson Dantas

Telefone: (91) 98569-7698