Comitês de Ética em Pesquisa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) possui cinco Comitês de Ética em Pesquisa (Cep). Eles são colegiados multi e transdisciplinares, independentes, criados para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Os Ceps estão regulamentados pela Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde.

Os Ceps são responsáveis pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos das pesquisas envolvendo seres humanos. Esse papel está estabelecido nas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS 196/96 e complementares). Elas ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - Campus II

Coordenador: Werner Terrazas

Vice-Coordenador: João Sergio Oliveira

Secretária: Cristina Silva