A Instituição

 
 
A Universidade do Estado do Pará possui 24 anos de história. Nasceu da fusão de faculdades estaduais de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação.
 
Desde então, a Uepa desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Saúde, da Educação e da Tecnologia.
 
Hoje, a Universidade chega a dez das doze regiões de integração do Pará. São cinco campi na capital e outros nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra e Castanhal. 
 
São mais de 16 mil alunos matriculados nos 31 cursos de graduação, nos cursos à distância e na pós-graduação lato e stricto sensu
 
A Uepa conta, também, com as ações da Editora Universitária e do Centro de Ciências e Planetário, que contribuem para a divulgação e popularização da ciência.
 
Em um estado onde a diversidade é a grande marca a Uepa tem a missão de produzir, difundir conhecimentos e formar profissionais éticos e com responsabilidade social. Suas ações são voltadas à excelência acadêmica e ao o desenvolvimento do estado e da nossa região  por meio de um diálogo permanente com a sociedade.
 
Sejam bem-vindos à Universidade do Estado do Pará.