Conferência debate questões relacionadas à educação

 
Com o objetivo de melhorar o diálogo entre os segmentos sociais e educacionais, ocorrerá, nos dias 23 e 24 de maio, a I Conferência Livre de Educação, no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA. Organizada pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) da UFPA, o tema da conferência é “O Sistema Estadual de Educação e o Plano Estadual de Educação: garantindo o direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Por isso, o encontro contará com a participação de dirigentes, discentes e docentes de Instituições Universitárias do Brasil. As inscrições para o evento vão até o dia 22, por meio do site. 
 
Além da Proeg, a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DIDEN) e a Coordenadoria de Educação Básica, Técnico Profissional(CEBTP) também participaram. O Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Universidade Federal Rural do Pará (UFRA) e o Fórum Estadual de Educação também apoiam a realização da conferência
 
Programação
Com início às 15h, ocorre a mesa de abertura com os representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado, seguida de uma plenária para debate e aprovação do regimento da Conferência Livre. Depois, com a participação dos professores Francisco Lima (Uepa), Laura da Silva (IFPA), Glória Rocha (Uepa), Genylton Rocha (UFPA), Ronaldo Lima (UFPA) e do coordenador do evento, Alberto Damasceno (UFPA), será realizada a primeira Mesa Temática, discutindo o tema principal do evento.
 
No dia seguinte, às 8 horas, haverá outra mesa temática com a participação de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP) e do Sindicato dos Professores (SINPRO). Após um intervalo, terão início apresentações de Grupos de Trabalho. Às 14 horas, acontece a plenária para discussão e aprovação do texto final da I Conferência Livre de Educação do Pará.
 
Público-alvo
De acordo com o coordenador conferência, Alberto Damasceno, o público esperado é de cerca de 800 participantes, dentre trabalhadores ligados a área da Educação. No entanto, a coordenação também busca alcançar estudantes, do ensino superior e básico, e até a população em geral. 
 
Objetivos
Para Alberto, os objetivos do evento vão além do debate: “Constitui-se em instrumento de participação política por meio da qual proposições para a educação brasileira e paraense poderão ser apresentadas, discutidas e aprovadas. Neste sentido, a 1ª Conferência Livre de Educação, tem por objetivos: Propiciar um espaço de livre debate acerca de questões pertinentes às demandas educacionais; Debater temáticas consoantes aos eixos da Conferência Nacional de Educação (CONAE/2018) e compilar, em documento a ser enviado para as Conferências Municipais, Intermunicipais, Regionais e Estadual, propostas apresentadas, discutidas e aprovadas pelos seus participantes.
 
Importância
Segundo o coordenador, o evento ocorrerá num momento de crises nos sistemas político e educacional brasileiro: “Exemplos disso são a reforma do ensino médio, a nova base curricular e a escola “sem partido”, iniciativas que apontam para um retrocesso sem precedentes na história recente do país. Isto, obviamente, aumenta nossa responsabilidade e impõe um esforço ainda maior no que tange ao engajamento nas lutas por uma educação obrigatória, universal, gratuita, laica, democrática e de qualidade social.”
 
Universidade do Estado do Pará
De acordo com a diretora de Acesso e Avaliação da Uepa, Glória Rocha, o encontro discutirá os avanços das 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para a educação infantil até a pós-graduação. “Vamos debater as principais questões que envolvem o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação. Pretendemos ver quais estratégias desses planos estão dando certo e quais precisam ser reavaliadas, desta forma, esse evento se faz necessário”, afirma a professora.
 
Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Ascom/Uepa