Um terço das bolsas do Pibic vão para os campi

 

Na última quinta-feira, 05 de julho, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesp) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou os resultados dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). As propostas aprovadas tiveram 30% de reserva para os campi dos municípios, do total de 40 bolsas para estudantes do Ensino Médio e 217 para discentes de graduação.

Os editais lançados em março de 2018 buscaram a seleção de bolsistas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação. Em ambos, foram selecionados projetos de pesquisa coordenados por docentes ou técnicos do quadro efetivo da Uepa, que não tem pendências na Propesp.

A distribuição de bolsas reuniu financiamentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Uepa e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa). As propostas aprovadas foram avaliadas com base nos seguintes critérios: contribuição para despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio, viabilidade de execução da proposta, produção científica e técnica do orientador proponente.

A documentação dos bolsistas deve ser enviada no período de 03 a 09 de agosto. Confira os contemplados:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio 2018

Texto: Dayane Baía e Helaine Cavalcante

Foto: Nailana Thiely