Uepa encerra 2019 com ampliação do ensino superior

 
Fomento à ciência em uma perspectiva humanizada, potencialização da política de educação inclusiva com respeito à diversidade, e estímulo à inovação e ao empreendedorismo estão entre os maiores destaques da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em 2019. Por meio da compreensão da educação superior por uma ótica global, a Universidade primou pela ampliação da oferta de graduações e pós-graduações gratuitas, tanto em Belém, quanto nos demais municípios atendidos pela Instituição.
 
Neste ano, a Universidade avançou  no fomento às políticas inclusivas. Além de atualmente ser o único polo universitário do Estado do Pará que integra o Instituto Nacional de Ensino de Surdos (INES), a Uepa aprovou, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a Pós-Graduação Lato-Sensu em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais. O curso oferta 300 vagas de especialização, distribuídas nos municípios de Belém, Santarém e Marabá, capacitando profissionais para atendimento personalizado e humanizado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Pará.
 
Na modalidade Lato sensu ainda foram aprovadas as especializações em Saúde Coletiva e em Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma abordagem interprofissional.A Universidade também aprovou dois cursos Stricto sensu: o Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia e o Doutorado em Ensino em Saúde na Amazônia. 
 
A promoção da Política Indigenista das Universidades Associadas do Estado do Pará também foi ampliada, com participação da Uepa e Universidades Federais do Pará (UFPA), do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Oeste do Pará (Ufopa). Com isso, o Mestrado em Educação Escolar Indígena (PPGEI) ofertou 20 vagas e qualificação a professores graduados indígenas.
 
Para o reitor da Uepa, Rubens Cardoso, o crescimento da Universidade nessas áreas torna a educação superior mais assertiva em relação à diversidade da sociedade, sobretudo, pela ampliação das oportunidades de trabalho. “Os avanços da Universidade junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a oferta de novas pós-graduações ampliam janelas de oportunidade para alunos aprimorarem e continuarem os estudos, melhorando também o desempenho profissional. A educação inclusiva aumenta a participação e o esclarecimento da sociedade, desde a formação educacional até as possibilidades de trabalho”, disse.
 
Na graduação, a Uepa oferta novo curso de Bacharelado em Engenharia de Software, primeiro do Estado e o segundo do Norte. Novidade no vestibular 2020, o curso é ofertado nos municípios de Castanhal (30 vagas) e Redenção (30 vagas).  A Universidade também passou a ofertar o curso de Saúde Coletiva em Belém (30 vagas); Enfermagem em Altamira (20 vagas); Fisioterapia em Tucuruí (30 vagas); Licenciatura em Música em Marabá (30 vagas); Engenharia Ambiental (40 vagas)  e Engenharia Florestal (40 vagas), em Castanhal.
A Uepa consolidou, em 2019, a formação em saúde com a outorga de grau da primeira turma do curso de Medicina ofertado pelo Campus de Marabá, com 17  novos médicos capacitados para atender as necessidades da população.
 
Reconhecimento, Inovação e Empreendedorismo - A Uepa recebeu o Prêmio de Primeiro Lugar da Região Norte no Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras, promovido pela Brasil Jr, instância que representa as empresas juniores brasileiras. Ainda como estímulo à inovação e ao empreendedorismo, o  Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) ampliou a infraestrutura com a inauguração, em agosto deste ano, dos novos escritórios da Incubadora Tecnológica  (RITU) e do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NITT), que agora contam com sala de reunião, recepção, impressora 3D, espaço Empreender (que inclui o Laboratório), Concept (espaço de coworking), quatro salas de incubação de empresas, Miniauditório (com capacidade para 58 pessoas) e um elevador para melhorar a acessibilidade. 
 
Já o Instituto Confúcio da Uepa recebeu Prêmio de Excelência durante a Conferência Internacional de Educação da Língua Chinesa 2019, realizada em Changsha, capital da província de Hunan, na República Popular da China. O Instituto  ficou em 4º lugar na seleção mundial anual da Matriz dos Institutos Confúcio, Hanban. O prêmio reforça o reconhecimento do ensino de mandarim e artes marciais no Estado, aprimora a relação Brasil-China e reforça a internacionalização da Universidade, com alunos do Instituto aprovados em programas de intercâmbio na China.
 
Em 2019, a Uepa também investiu na melhoria da capacidade das infovias, que interligam os campi por meio da fibra óptica, com o aumento de 4 para 20 núcleos universitários com presença desta tecnologia. A Universidade informatizou, ainda, os procedimentos da área acadêmica com a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e da Plataforma Píon, software exclusivo de divulgação científica da Universidade, que atualmente conta com um banco de dados online de 47992 produções bibliográficas, 17363  produções técnicas, 989 produções artísticas e literárias e 66 patentes. 
 
Novos Investimentos e mais Infraestrutura - A Uepa inaugurou, em julho deste ano, o Bloco de Laboratórios no Campus IX da Universidade, em Altamira. A infraestrutura consolidou a implantação do curso de Enfermagem no segundo semestre de 2019, com a oferta de 20 vagas no município reduzindo as desigualdades sociais em especial na área da saúde.  Além do Bloco, foram destaques em 2019, a inauguração do Laboratório de Ensino em Matemática, em Moju; da Brinquedoteca, no campus de São Miguel do Guamá; e a reforma do Parque Aquático, com entrega prevista para o início de 2020.
 
O Liceu da Música e o Teatro do Liceu foram institucionalizados como Campus XXI da Uepa. Em 2019, foram ofertados 5 cursos de aperfeiçoamento musical, com 186 participantes. O Liceu também sediou a 1ª Festa Literária de Bragança. Aproximadamente 30 mil pessoas passaram pelo local durante o evento, com 30 mil títulos de 205 editoras disponíveis.
 
 
Números da Uepa em 2019: 
 
64% dos alunos aprovados no PROSEL 2019  são oriundos de escolas públicas
128 cursos de graduação em 16 municípios 
21 campi 
32 polos de Educação a Distância 
94 Grupos de Pesquisa
17 mil alunos matriculados 
937 docentes
481 doutores em sala de aula 
361 servidores capacitados
17 novas vagas para a carreira efetiva do magistério superior, via concurso público, nos três centros da Uepa na capital e campi do interior.
 
Texto: Daniel Leite Junior e Nailana Thiely