Fórum debate os rumos da ciência, da tecnologia e da inovação

 
A terceira reunião do Fórum das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Pará recebeu o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Melo, e constituiu uma oportunidade de conhecer os detalhes da política estadual de ciência e de tecnologia, bem como o início de um diálogo e de uma parceria com as instituições sobre as necessidades e a capacidade de produção de conhecimento que atendam às demandas da sociedade paraense.
 
Durante a reunião, realizada na última segunda-feira, dia 13, no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, o titular da Sectet apresentou aos integrantes do fórum a minuta do Protocolo de Intenções que propõe parceria com as onze instituições de ensino e de pesquisa do Pará (UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA; Instituto Federal do Pará - IFPA; Centro Universitário do Pará - Cesupa; Universidade da Amazônia - Unama; Universidade do Estado do Pará - Uepa; Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaEmbrapa, Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG, Instituto Evandro Chagas - IEC, Universidade Federal do Oeste do ParáUFOPA e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Unifesspa), para o desenvolvimento do Estado.
 
“Este protocolo visa, particularmente, à verticalização das cadeias produtivas e estratégicas que vão gerar emprego e renda, mas necessitam de uma base científico-tecnológica para sua consolidação. As instituições de ensino e de pesquisa vão ser essenciais neste trabalho, e cabe à Sectet a contrapartida de agregar todas elas com o espírito de colaboração”, afirmou o secretário Alex Fiúza de Melo.
 
 O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, considerou positiva a reunião, para aproximar as instituições do Fórum e a Sectet, e criar uma agenda comum de trabalho, a qual favorecerá o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da sociedade paraense.
 
“Nós celebraremos um acordo de cooperação que reunirá, de um lado, as instituições, e de outro, o governo do Estado, por meio da Sectet. Isso facilitará a coordenação de nossas ações em favor do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Estado, e da transferência de conhecimento de ponta para diversos setores da sociedade”, afirmou o reitor.
 
Presidência do Fórum – Em virtude de uma intensa agenda de compromissos como presidente da Andifes e reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho está, temporariamente, licenciado da presidência do fórum, que passou a ser exercida pelo vice-reitor do Cesupa, Sérgio Mendes. O novo presidente elencou algumas propostas, em andamento, como a criação de grupos de trabalho para uma agenda em comum, que discutirá as ações para a área da pós-graduação. Também foi sinalizado o compartilhamento de boas práticas nas áreas de ensino e de extensão entre as instituições integrantes do Fórum, por meio da realização de seminários em 2018.
 
 Nesta terceira reunião, também participaram das discussões o reitor da UFRA, Marcel Botelho; o reitor da Uepa, Rubens Cardoso; o reitor do IFPA, Cláudio Alex da Rocha; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Rômulo Simões; o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri; e o secretário do Fórum, Marcelo Galvão.
 
O próximo encontro está marcado para o dia 11 de dezembro, na UFPA, em Belém, a partir das 9h. A reunião será dividida em dois momentos. O primeiro será para receber o diretor presidente da Fapespa, a convite do Fórum, e no segundo momento, haverá a  assinatura de um protocolo de intenções entre as instituições do Fórum e a Sectet. 
 
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes